Pense Grande - Fundação Telefonica

Contexto

Em 2014, a Fundação Telefonica criou um projeto chamado Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), atualmente nomeado Pense Grande, que consiste em realizar formação de jovens entre 15 e 29 anos provenientes de regiões periféricas em temas de empreendedorismo e tecnologia. Havia um desafio de criar uma metodologia de educação empreendedora que realmente desse resultado, gerando negócios digitais e inovadores, e que tivesse a linguagem e a abordagem certa para o público-alvo do programa.

PDE_troca736x341.jpg

O projeto

Em 2015, a Semente foi responsável pelo desenvolvimento e padronização da metodologia de educação empreendedora dos jovens, que compreende as fases de descoberta e de criação dos empreendimentos, e no apoio às organizações locais nos três territórios - Periferia de São Paulo (SP), Santarém (PA) e Vale do Jequitinhonha (MG).

Resultados

Em 2015, foram capacitados mais de 1.500 jovens e criados 120 negócios em estágio inicial durante o programa. Além disso, todos os territórios utilizaram a mesma metodologia de formação e foram gerados guias e manuais que consolidam o conhecimento acumulado e os resultados esperados do programa. Diversos negócios apoiados pelo programa seguem em desenvolvimento no projeto de incubação da Fundação Telefonica.

Perspectivas

Em 2016, a Semente continua o apoio às organizações locais e o desenvolvimento continuado da metodologia de educação empreendedora. O objetivo desse ano é capacitar 3.300 jovens e criar 260 negócios durante o programa.