Programa de Apoio a Negócios Sociais – SEBRAE SC

Contexto

Negócios de Impacto Social são negócios voltados a resolução de problemas sociais e ambientais. Em 2014, o SEBRAE SC fez o primeiro movimento próprio de apoio ao ecossistema, através de uma maratona de empreendedorismo, em parceria com a Semente Negócios.

O projeto

Por conta dos bons resultados da experiência realizada, no ano seguinte o SEBRAE SC desafiou a Semente novamente. Nossa equipe foi responsável por desenvolver um programa estadual que ajudaria mais de 100 potenciais empreendedores a criarem impacto positivo em diversos segmentos - por meio de negócios reais.

Resultados

Em 2015, mais de 300 pessoas passaram pelo programa. Das 135 iniciativas apoiadas no segundo semestre, 53 estão faturando - sendo que 77 delas eram apenas ideias. Além disso, um negócio apoiado recebeu investimento. O resultado contribuiu para o ecossistema local em diversos setores, como educação, saúde e inclusão social.

Perspectivas

O nome do programa em 2016 é Negócios de Impacto SEBRAE SC. Como forma de fomentar o ecossistema, além do programa, a Semente será responsável por organizar um evento Demoday e 1 maratona até julho deste ano.