Startup RS - Sebrae RS

Contexto

Em 2012, o Sebrae, através da Maratona de Negócios, passou a atuar no desenvolvimento de negócios inovadores, as chamadas startups, algo muito incipiente no Brasil até então. À partir do amadurecimento do que eram esses negócios, surgiu em 2013 o StartupSC, o primeiro programa do Sebrae de incentivo à startups digitais. No início de 2014, a Semente Negócios idealizou e apresentou a proposta de fazer um grande programa focado no RS.

O projeto

O Startup RS é o maior programa de pré-aceleração de startups digitais do Rio Grande de Sul, focados em startups de alto potencial de crescimento que estão prestes a se tornarem negócios reais. A Semente foi responsável pelo desenho do programa em conjunto com o Sebrae RS, atuando também na execução das capacitações e realização de todas as consultorias de acompanhamento a partir da metodologia própria da Semente de desenvolvimento de negócios inovadores, o Caminho Empreendedor.

Resultados

Em 2015, participaram 40 startups (2 turmas de 20 por semestre), que passaram por capacitações em negócios e consultorias individuais durante 6 meses. As vencedoras de cada edição receberam uma viagem pro Vale do Silício. Além disso, apenas neste ano as empresas receberam mais de 400k em investimento. Alguns depoimentos dos empreendedores participantes:

"Foi fundamental para o Sou Mãe ter participado de todo o processo do StartupRS, e a Semente foi parte vital de todo o processo. As reuniões de consultoria sempre foram muito produtivas, e mesmo nas semanas que achávamos que tinhamos produzido pouco, tinha sido produzido muito. Todas as ideias foram muito aproveitadas e agora estamos trabalhando duro para colocar tudo em prática." Rafael Cirolini, da startup Sou Mãe.
"O programa StartupRS 2015 foi um divisor de águas para o nosso empreendimento. Tanto os profissionais do SEBRAE, quanto os mentores escolhidos, foram fundamentais para que nossa empresa alcançasse um novo direcionamento estratégico e pudesse buscar metas ainda mais ambiciosas." Pietro Rocha, da startup Tribo Viva.
"O programa me ajudou a ter foco no que realmente era necessário. E estar participando do programa StartupRS abriu muitas portas, no nosso caso, a ida para o Fórum da Cidadania Financeira não teria acontecido, se eu não estivesse no programa para saber e receber a mentoria da Semente." Lucas Montano, da startup Planejei.
"O StartupRS foi um ótimo ambiente para desenvolver um networking qualificado, que nos ajudou a estruturar o nosso crescimento de maneira mais sólida. Papel fundamental no inicio de uma Startup." Marcos Berghahn, da startup Shoptutor.
"Como eu sempre venho falando, acho incrível o movimento do Sebrae de atualização das suas metodologias e o programa do StartupRS é uma bela demonstração dessa atualização. O processo nos ajudou na evolução de algumas partes da Makadu, amadurecimento dos sócios e rede de contatos. De longe o que mais ajudou foram as mentorias individuais." Eros Carrasco, da startup Makadu.

Perspectivas

A Semente tem se envolvido cada vez mais no compromisso de tornar o StartupRS o maior programa de startups digitais a nível nacional. O ano de 2016 já traz muitas novidades no programa, o que tem qualificado muito o processo de seleção e de acompanhamento das startups. Na terceira turma, já houve um crescimento de 50% das inscrições comparado às turmas anteriores, e ainda em 2016 serão lançados mais duas iniciativa: a primeira para fortalecer as regiões do interior do estado e envolvê-las mais no programa, e a segunda para trabalhar de maneira mais próxima e profunda com as empresas destaques para que possamos potencializá-las e construir cases de startups gaúchas investidas.