Programa Gaúcho de Capital Inovador - FIERGS

Contexto

O Programa Gaúcho de Capital Inovador é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI com execução da Semente Negócios. Foi criado com o objetivo de conectar a indústria gaúcha com um grupo seleto de empresas inovadoras de base industrial e investidores de risco. O fortalecimento dessa rede contribui para o aumento do número de negócios com grande potencial de crescimento originárias do Rio Grande do Sul e que cresçam, gerem empregos e tragam novas soluções para problemas de pessoas e empresas do país.

O projeto

A Semente desenvolveu um calendário de atividades de sensibilização, seleção e capacitação dos grupos de empreendedores e investidores, que foram conectados no “Match Day” – um dia de alocação dos empreendedores com seus possíveis investidores. Os conceitos e as teorias apresentados foram introduzidos por meio de atividades práticas e dinâmicas desenvolvidas pela equipe da Semente - utilizando metodologia própria, que é baseada nos conceitos Lean Startup, Customer Development, Business Model Canvas e Design Thinking. Além das capacitações, as empresas receberam um total de 224 horas de acompanhamento individual para guiar os seus processos de amadurecimento durante o programa.

Resultados

Foram 35 investidores participantes, entre investidores anjo e representantes de fundos e family offices, e 15 empresas selecionadas, desde startups pré-operacionais até empresas em fase de crescimento com faturamento de R$3 milhões anuais. 

Durante o programa, 8 empresas firmaram parcerias com outras empresas do programa. Mais de 10 fundos de investimentos estão em contato com as empresas participantes após o encerramento do programa, sendo que uma delas recebeu investimento semente de um fundo durante o programa.