Case Pense Grande, da Fundação Telefônica

Sumário

O projeto Pense Grande, iniciado em 2014, como Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), realiza a formação em empreendedorismo e tecnologia, de jovens entre 15 e 29 anos, moradores de regiões periféricas.

O projeto iniciou com o desafio de criar uma metodologia de educação empreendedora que realmente desse resultado, gerando negócios digitais e inovadores, e que tivesse a linguagem e a abordagem certa para o público-alvo do programa.

Fases do projeto Pense Grande

Em 2015, a Semente foi responsável pelo desenvolvimento e padronização da metodologia de educação empreendedora dos jovens, que compreende as fases de descoberta e de criação dos empreendimentos. No ano seguinte, também iniciou o apoio às organizações locais para aplicação da metodologia, nos três territórios escolhidos: Periferia de São Paulo (SP), Santarém (PA) e Vale do Jequitinhonha (MG).

Cada região possui sua meta própria e a execução do programa é realizada durante um ano, divida em duas fases de seis meses, cada uma. A primeira consiste em sensibilização dos jovens, conexão com a comunidade e inserção no meio digital. Na segunda fase, os jovens que apresentaram maior engajamento no primeiro semestre são divididos em grupo para criação de startups,  assessoradas e mentoradas por educadores locais certificados pela Semente.

No ano de 2017, além do apoio na execução, a Semente passou a atuar na avaliação do programa, através de uma matriz a da plataforma online desenvolvida para armazenar, reunir e quantificar os resultados de cada fase.

Resultado do primeiro ciclo

Em 2015, foram capacitados mais de 1.500 jovens e criados 120 negócios em estágio inicial durante o programa. Além disso, todos os territórios utilizaram a mesma metodologia de formação e foram gerados guias e manuais que consolidam o conhecimento acumulado e os resultados esperados do programa.

Em 2016, a Semente continuou o apoio às organizações locais e o desenvolvimento continuado da metodologia de educação empreendedora. Foram capacitados mais de 3.000 jovens e criados 260 negócios durante o programa. Diversas iniciativas apoiadas pelo programa seguem em desenvolvimento no projeto de incubação da Fundação Telefônica.

Conheça também o Start-Ed Lab, programa de estímulo a startups educacionais para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras acessíveis ao maior número possível de estudantes no Brasil.

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *