CASE: Pense Grande – Fundação Telefônica

Sumário

O projeto Pense Grande, iniciado em 2014, como Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), realiza a formação em empreendedorismo e tecnologia, de jovens entre 15 e 29 anos, moradores de regiões periféricas.
No início, havia o desafio de criar uma metodologia de educação empreendedora que realmente desse resultado, gerando negócios digitais e inovadores, e que tivesse a linguagem e a abordagem certa para o público-alvo do programa.

PROJETO

Em 2015, a Semente foi responsável pelo desenvolvimento e padronização da metodologia de educação empreendedora dos jovens, que compreende as fases de descoberta e de criação dos empreendimentos. No ano seguinte, também iniciou o apoio às organizações locais para aplicação da metodologia, nos três territórios escolhidos: Periferia de São Paulo (SP), Santarém (PA) e Vale do Jequitinhonha (MG).
Cada região possui sua meta própria e a execução do programa é realizada durante um ano, divida em duas fases de seis meses, cada uma. A primeira consiste em sensibilização dos jovens, conexão com a comunidade e inserção no meio digital. Na segunda fase, os jovens que apresentaram maior engajamento no primeiro semestre são divididos em grupo para criação de startups,  assessoradas e mentoradas por educadores locais certificados pela Semente.
No ano de 2017, além do apoio na execução, a Semente passou a atuar na avaliação do programa, através de uma matriz a da plataforma online desenvolvida para armazenar, reunir e quantificar os resultados de cada fase.

pense grande tefonica semente

RESULTADOS DO PENSE GRANDE

Em 2015, foram capacitados mais de 1.500 jovens e criados 120 negócios em estágio inicial durante o programa. Além disso, todos os territórios utilizaram a mesma metodologia de formação e foram gerados guias e manuais que consolidam o conhecimento acumulado e os resultados esperados do programa.
Em 2016, a Semente continuou o apoio às organizações locais e o desenvolvimento continuado da metodologia de educação empreendedora. Foram capacitados mais de 3.000 jovens e criados 260 negócios durante o programa.
Diversas iniciativas apoiadas pelo programa seguem em desenvolvimento no projeto de incubação da Fundação Telefônica.
 

 
Semente Negócios

Semente Negócios

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris porta leo sed rutrum bibendum. Maecenas dapibus ultrices nisl dictum congue. Donec ultrices vestibulum ipsum dignissim egestas. Nulla mattis lectus ut metus pulvinar pulvinar. Praesent viverra non mi eget porttitor. Nunc finibus quam tincidunt, condimentum est quis, tempus risus. Curabitur aliquam eros non ante convallis, sed convallis massa vehicula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *