Consultores de negócios e cursos de empreendedores

Sumário

Embora o título deste post seja “consultores de negócios e cursos de empreendedores” o que vamos falar aqui provavelmente foge do que você imagina quando falamos de “consultoria” e “cursos”. A ideia é explicar como a Semente Negócios trabalha esses dois elementos de forma conjunta, mas em um contexto organizacional diferente do habitual.

Para isso, antes, é preciso explicar que a Semente Negócios é uma empresa que trabalha com educação empreendedora e desenvolvimento de negócios inovadores em três verticais

Corporate: focada no desenvolvimento de inovação em grandes empresas, seja com equipe interna e/ou através de conexões com o mercado.

Startups: focada no desenvolvimento de negócios inovadores, desde a ideação até a concepção do produto, primeiras vendas, escala e estruturação.

Impacto: assim como a vertical de startups, porém, focada em negócios de impacto (veja aqui a definição de negócios de impacto), atuando em todos os estágios de desenvolvimento.

Cada uma das verticais possui uma metodologia própria, criada pela Semente, testada e adaptada constantemente com mais de 10.000 empreendedores e intraempreendedores desde 2011. 

Assim, a vertical Corporate criou o Corporate-UP, Startups o Caminho Empreendedor de Startups e Impacto o Caminho Empreendedor de Impacto, as metodologias servem como guia para a criação dos processos de inovação e são também entregues em diversos formatos, como consultorias, programas de pré-aceleração, aceleração, hackatons, processos de open inovation e outros. (saiba mais sobre as metodologias: corporate, startup e impacto).

Bom, superada a breve explicação inicial sobre “quem somos”, nesse post focarei em como enxergamos e utilizamos a consultoria de negócios e cursos de empreendedores dentro da vertical de Startups.

Como mencionado, dentro da área de startups a metodologia que utilizamos é o “Caminho Empreendedor”, ela é inspirada em diversas outras metodologias consagradas mundialmente, como Lean Startup, Business Model, Design Thinking, SPIN Selling, Predictable Revenue, mais as cruciais adaptações e a visão única da Semente Negócios sobre elas, oriunda de anos de trabalho e interação com milhares de empreendedores e negócios inovadores. 

Dentro da vertical, nossos principais clientes são agentes do ecossistema de inovação, como órgãos de apoio e fomento ao empreendedorismo, universidades, aceleradoras e incubadoras. 

Em parceria com esses agentes, estruturamos programas de desenvolvimento de negócios utilizando a metodologia do “Caminho Empreendedor” que é entregue principalmente através de oficinas e workshops, que mesclam conteúdos com atividades práticas, mais consultorias individuais, que são marcadas com os empreendedores entre uma oficina e outra.

Por termos consultores de negócios especializados em negócios inovadores e as oficinais lembrarem um pouco cursos de empreendedores em função de passarmos conteúdos sobre o assunto, citamos abaixo quais as diferenças entre um programa desenhado pela Semente Negócios e consultorias e cursos existentes no mercado. 


cursos de empreendedores

Quais as diferenças entre os programas de desenvolvimento de startups da Semente Negócios, para os cursos de empreendedores e consultoria de negócio “tradicionais”?

1) Metodologia: a primeira questão e uma das mais importantes, começa pela própria metodologia do Caminho Empreendedor. Ele possui 6 estágios de desenvolvimento de negócios (explorar, engajar, entregar, vender, crescer e estruturar), dentro de cada estágio os empreendedores encontram uma série atividades e desafios a serem executados, e marcos que caracterizam que a startup está pronta para avançar para um próximo nível;

2) Foco em negócios inovadores: nossa metodologia é específica para desenvolvimento de startups e negócios inovadores; 

3) Muita prática: diferentemente de cursos, onde simplesmente se passa muito conteúdo e os exercícios costumam ser hipotéticos ou estudos de caso, nos programas que desenvolvemos, criamos workshops onde são mesclados conteúdos com exercícios práticos, utilizando os próprios negócios dos empreendedores. 

“O conhecimento só se torna uma habilidade quando vem junto com ação”

4) Os empreendedores interagem muito entre si: uma das dinâmicas que costumamos utilizar são as rodas de aprendizagem, onde os empreendedores atuam como consultores dos negócios uns dos outros e trocam muita experiência, esse contato fortalece a visão, ajuda a disseminar as boas práticas que estão sendo adotadas e a construir o ecossistema local.

5) Diário de Bordo do “Caminho Empreendedor”: o Diário de Bordo do “Caminho Empreendedor” que entregamos impresso para os participantes, possui frameworks valiosos e pouco conteúdo escrito, o objetivo é que o diário seja preenchido com os conhecimentos e aprendizados validados pelos participantes à medida que forem avançando nos estágios do caminho.

Diferentemente dos materiais de cursos de empreendedorismo tradicionais, onde há muito texto e poucas atividades práticas, aqui o foco é validar os conteúdos com muita ação.

6) Consultorias individuais com empreendedores: as consultorias são executadas utilizando  a metodologia própria e servem como apoio personalizado entre os workshops, onde no primeiro encontro é feito diagnóstico do negócio para entendimento sobre qual estágio do Caminho Empreendedor ele se encontra e posteriormente traçados os desafios e atividades que os empreendedores devem executar para que o negócio avance para os próximos estágios.

7) Seleção e nivelamento da turma: os programas são direcionados para startups em níveis de maturidade semelhantes, garantindo assim que a turma evolua simultaneamente, que os conteúdos sejam adequados ao estágio que estão e que os empreendedores compartilhem dos mesmos desafios. Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre como funcionam os programas desenhados pela Semente Negócios, como mesclamos os conteúdos com as consultorias e o que difere um programa de cursos de empreendedores! Se você tem uma ideia inovadora e quer alcançar outros patamares, acompanhe as inscrições abertas para os programas aqui.

Esperamos você!


Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *