Empreendedorismo de startups: como a presença de mulheres impacta o segmento?

Sumário

Quando o assunto é o empreendedorismo de startups, muito se fala sobre inovação, tecnologia, faturamento e até quando teremos o próximo unicórnio – ou seja, empresas que atingem uma valorização de 1 bilhão de dólares sem ter presença na bolsa. Contudo, pouco se ouve sobre a participação de mulheres empreendedoras nesse setor.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, em 2021, apenas 16,9% das pessoas fundadoras de startups eram mulheres. E os números não melhoram quando olhamos para a formação dos times destas empresas: apenas 20,8% das startups têm um número de mulheres mais expressivas. Isso só reforça o quanto o setor precisa de muito incentivo para melhorar a igualdade de gênero.

Sedo assim, neste texto, discutimos como a presença de mulheres impactam o segmento de startups. Além disso, fazemos algumas observações do que o ramo do empreendedorismo – e toda a sociedade –, tem a ganhar com as mudanças envolvendo a pauta. Continue a leitura até o fim!

Vemos que uma mulher tem sobre a mesa computador e um caderno (imagem ilustrativa). Texto: empreendedorismo de startups.

O que é empreendedorismo de startups?

Empreendedorismo em startup representa a capacidade em criar modelos de negócios inovadores, repetíveis e escaláveis ainda que o ambiente seja de grande incerteza. Diferente dos negócios tradicionais, em que a presença de empreendedoras são facilmente perceptíveis, startups são guiadas pela inovação e geralmente pela tecnologia. Isso porque esta propicia diferentes soluções para problemas reais de mercado.

A partir de um modelo de gestão masculinista, a pauta da liderança feminina é muitas vezes questionada. Todavia, é notório que esse “pulso feminino” aplicado no âmbito da gestão é capaz de humanizar as relações e de lidar melhor com as complexidades. Além disso, tal “mudança” não estaria menos compromissado com o retorno financeiro.

Em outras palavras, nada em termos de competência e prática impede que mulheres sejam líderes de empresas de base tecnológica ou inovadora.

Como as mulheres têm contribuído para o setor

A diversidade é a base para o avanço e uma pesquisa feita em 2020 pela consultoria norte-americana Boston Consulting Group comprova isso. De acordo com os resultados, startups fundadas por mulheres geram 2,5 vezes mais receita por dólar levantado junto a investidores, do que aquelas fundadas por homens. O First Round Capital, uma empresa de capital de risco especializada em fornecer financiamento em estágio inicial para empresas de tecnologia, revelou no mesmo ano que empresas fundadas estritamente por mulheres registraram desempenho 63% melhor do que aquelas com equipes fundadoras masculinas.

Os números não mentem. E apesar dos obstáculos enfrentados por mulheres empreendedoras no setor da tecnologia, seja por vieses estruturais ou falta de oportunidades, essa equidade de gênero no setor começa com o acesso à educação especializada e a criação de espaços acolhedores para a ascensão profissional destas empreendedoras.

Programas de aceleração para startups: aqui também tem espaço para líderes femininas! 

Em geral, os programas com foco na aceleração de startups não direcionam um olhar atento para as especificidades de mulheres empreendedoras. Na grande maioria, o compartilhamento de informações técnicas e o desenvolvimento dos negócios é o que move as oportunidades disponíveis no mercado. Para Marina Barbieri, gestora de inovação e empreendedorismo do Sebrae Santa Catarina, o desafio é ainda maior.

Ao tratarmos com líderes de empresas deste setor, precisamos promover também a conexão, o relacionamento e o senso de comunidade entre elas. Mostrar que, é possível o desenvolvimento conjunto também de competências socioemocionais respeitando as individualidades e os sonhos de cada uma.”

Mariana Barbieri, gestora de inovação e empreendedorismo do Sebrae Santa Catarina

A responsável pelo programa Sebrae Delas Mulher de Negócios do estado contribui ainda com outro levantamento: sobre a importância de proporcionar ambientes com o propósito de centralizar oportunidades, motivar a entrada e a permanência da mulher empreendedora de tecnologia.

Esta é uma das razões que motivou o Sebrae Delas Santa Catarina, por meio do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, a criar a Jornada Inovação Entre Elas. O programa, de forma inédita e piloto, buscará apoiar e fortalecer competências empreendedoras junto à fundadoras e diretoras de startups, por meio de qualificação e mentoria. A Semente Negócios é responsável pela metodologia aplicada nessa jornada.

Para tanto, será utilizada a base sua experiência em programas de aceleração de startups e de programas de empreendedorismo feminino. A trilha conta com temas sobre produtividade, autogestão, liderança inspiracional, branding pessoal, gestão de pessoas, captação de investimentos e outros temas relevantes para a formação, troca, relacionamento e conexão entre mulheres que atuam no campo do empreendedorismo feminino de startups.

Vemos uma mulher trabalhando em um café. Sobre a mesa vemos uma caneca e seu computador (imagem ilustrativa).

Lugar de mulher é, definitivamente, onde ela quiser!

E quando o assunto é startup, inovação e tecnologia esse espaço está disponível para que empreendedoras o ocupem trazendo com elas habilidades femininas tidas como essenciais para o desenvolvimento do futuro do trabalho. E se a educação é o primeiro passo para oportunizar que cada vez mais mulheres liderem empresas deste setor? Então, que a Semente Negócios possa fazer parte dessa história. 

Por fim, só nos restam a chamada: vamos juntas?

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