Ideias de projetos sociais para empresas

Se o seu negócio ainda não está considerando o seu impacto social, este momento destaca a importância de estar atento e integrar o propósito na cultura da sua empresa. Além de buscar lucro, é fundamental assumir a responsabilidade pelo impacto que sua atividade tem no entorno e na comunidade. Felizmente, adotar essa abordagem é mais acessível do que se imagina.

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Inovação é um processo, não o fim

A abordagem de tratamento da inovação como um processo é fundamental para superar o desafio central dos programas de inovação corporativa: gerar resultados por meio de novas ideias. Essa metodologia foi desenvolvida por Ahi Gvirtsmanl, um empreendedor israelense renomado, conhecido por ter construído um dos programas de inovação corporativa mais bem-sucedidos do mundo. Após atuar como mentor de líderes globais de inovação, ele identificou padrões que transformam empresas estabelecidas em organizações inovadoras. Recentemente, em julho, a Semente estabeleceu uma parceria com Ahi e realizou uma série de workshops no Brasil, explorando maneiras de construir programas de inovação corporativa altamente eficazes.

De demandas socioambientais a negócios de impacto

A preocupação com o impacto socioambiental nos negócios tem ganhado cada vez mais relevância tanto no setor público quanto no privado, ampliando seu alcance nos últimos anos. Este artigo explora como algumas empresas, que receberam orientação da Semente, identificaram demandas sociais e ambientais em seu contexto e as transformaram em negócios que geraram impacto positivo em suas comunidades.

Por trás do Desafio Conexsus

A Conexsus enfrenta o desafio de desenvolver empreendimentos comunitários mais estruturados e rentáveis, com cadeias produtivas justas e sustentáveis, por meio do Desafio Conexsus. Esse desafio envolve entender o que define empreendimentos comunitários, como funcionam as cadeias produtivas e qual o impacto de atividades econômicas além da agricultura familiar e agroextrativista.

A importância do Problem Solution Fit

Ao iniciar uma jornada empreendedora, é fundamental que os empreendedores se questionem sobre o problema que estão resolvendo com seu produto. Esse questionamento diferencia duas etapas cruciais: o encaixe entre problema e solução (Problem Solution Fit) e o encaixe entre produto e mercado (Product Market Fit).

Inovar em empresas é maratona e não corrida de 100m

A Semente, uma empresa de educação empreendedora, destaca sua abordagem sem utilizar elementos pirotécnicos do empreendedorismo de palco, especialmente ao discutir inovação em empresas. No entanto, reconhecemos a importância do clichê “pensar fora da caixa” por diversos motivo.

Case Donamaid: como a Semente ajudou na abertura de novos mercados

No post, será narrada a jornada dos três empreendedores por trás da Donamaid, um marketplace de diaristas que foi acelerado em um dos programas de capacitação de startups conduzido pela Semente. A história começa em 2017, quando os empreendedores participaram da sexta turma do StartupRS Digital, um programa de pré-aceleração de startups digitais realizado pelo Sebrae RS.

Teoria da Mudança: o que é e como aplicar

De forma bastante resumida, a Teoria da Mudança consiste num conjunto de ferramentas que auxiliam no planejamento de qualquer tipo de iniciativa social, como um projeto, uma política pública ou um empreendimento. No entanto, saber como aplicar essa ferramenta, de modo efetivo, é algo bem mais complexo.

Product Market Fit, mindset, governança: por que as startups falham?

O Product Market Fit ocorre quando uma startup desenvolve um produto que o mercado não apenas precisa, mas está disposto a pagar para utilizar. Após atingir esse estágio, a startup experimenta um crescimento rápido e aparenta ser um sucesso instantâneo, muitas vezes sendo destacada em capas de revistas como protagonista. No entanto, a realidade da vida em uma startup é desafiadora, com uma infinidade de incertezas, obstáculos inesperados e uma pressão constante pelo sucesso.

Três lições da HP para inovação em empresas (parte 1)

Depois de liderar um programa que permitiu à HP criar dez inovações com resultados significativos em apenas 24 meses e orientar vários heads de inovação em diversas organizações, Ahi Gvirtsman identificou padrões na implementação de inovação em empresas estabelecidas. Com base nessa experiência, ele desenvolveu uma série de ferramentas para apoiar a criação de inovação em outras empresas. Nesta série de posts, serão compartilhados três dos principais insights obtidos após os ensinamentos obtidos em um dos maiores eventos de inovação do mundo.

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