imagem ilustrativa conteúdo sobre metodologia foresight

Foresight: sua empresa está preparada para o futuro?

Em processos de planejamento estratégico, tradicionalmente as empresas criam objetivos a serem alcançados entre três e cinco anos, já que compreendem ser difícil saber o que acontecerá mais além. Mesmo nesse prazo estipulado, o que

Destaques

Últimos artigos

Inovação no varejo

Inovação no varejo

Você já parou para observar que a Ambev possui uma loja virtual que, embora seja focada em bares e restaurantes, permite que qualquer pessoa física compre cerveja e outros produtos diretamente? Já

empreendedorismo

Gênios ou Cênios?

Quem conhece o músico britânico Brian Eno sabe que se trata de um artista que se mantém na vanguarda desde o início da carreira, há quase cinquenta anos. É um

acesso-a-mercado

Falta acesso a mercado

Em minha última coluna, mencionei a dificuldade que os empreendedores de serviços criativos gaúchos têm de encontrar clientes vanguardistas para seus serviços. Não há, por aqui, muitos novos negócios inovadores.

economia-criativa

O empreendedor criativo e o inovador

No Rio Grande do Sul, encontramos muitos negócios criativos de pequeno porte. Trata-se de um setor que se localiza no meio do caminho entre a economia tradicional e a economia

incubadoras

Fundo Primatec: capital de risco para incubadas

Em recente artigo nesse blog, A incubadora do futuro, falei sobre o papel que as incubadoras terão que desempenhar para continuarem existindo: oferecer serviços realmente relevantes aos seus clientes, os

incubadora

A incubadora do futuro

É evidente a falta de produção de conteúdo nacional a respeito de incubadoras: são raras as fontes confiáveis que tratam do tema, existe pouca cobertura midiática e, principalmente, são escassos

whatsapp-e-uber

Uber e WhatsApp: nosso problema é outro

O que me espanta nas polêmicas recentes envolvendo Uber e WhatsApp não é a debilidade de nossas autoridades, resguardadas as devidas exceções. Antes desses episódios, já sabia que elas não

crescer-não-é-tudo

Crescer não é tudo

Especialistas que defendem o empreendedorismo como um caminho para o desenvolvimento partem de uma premissa questionável: é preciso construir empresas bilionárias que gerarão muito emprego e renda, servindo também de

Hello world!

Somos uma empresa de Educação Empreendedora e ensinamos que todo negócio em fase inicial está em constante transformação e em fase de experimentação, como uma empresa-laboratório. Mas, aqui na Semente

Inovação no varejo

Inovação no varejo

Você já parou para observar que a Ambev possui uma loja virtual que, embora seja focada em bares e restaurantes, permite que qualquer pessoa física compre cerveja e outros produtos diretamente? Já

empreendedorismo

Gênios ou Cênios?

Quem conhece o músico britânico Brian Eno sabe que se trata de um artista que se mantém na vanguarda desde o início da carreira, há quase cinquenta anos. É um

acesso-a-mercado

Falta acesso a mercado

Em minha última coluna, mencionei a dificuldade que os empreendedores de serviços criativos gaúchos têm de encontrar clientes vanguardistas para seus serviços. Não há, por aqui, muitos novos negócios inovadores.

economia-criativa

O empreendedor criativo e o inovador

No Rio Grande do Sul, encontramos muitos negócios criativos de pequeno porte. Trata-se de um setor que se localiza no meio do caminho entre a economia tradicional e a economia

incubadoras

Fundo Primatec: capital de risco para incubadas

Em recente artigo nesse blog, A incubadora do futuro, falei sobre o papel que as incubadoras terão que desempenhar para continuarem existindo: oferecer serviços realmente relevantes aos seus clientes, os

incubadora

A incubadora do futuro

É evidente a falta de produção de conteúdo nacional a respeito de incubadoras: são raras as fontes confiáveis que tratam do tema, existe pouca cobertura midiática e, principalmente, são escassos

whatsapp-e-uber

Uber e WhatsApp: nosso problema é outro

O que me espanta nas polêmicas recentes envolvendo Uber e WhatsApp não é a debilidade de nossas autoridades, resguardadas as devidas exceções. Antes desses episódios, já sabia que elas não

crescer-não-é-tudo

Crescer não é tudo

Especialistas que defendem o empreendedorismo como um caminho para o desenvolvimento partem de uma premissa questionável: é preciso construir empresas bilionárias que gerarão muito emprego e renda, servindo também de

Hello world!

Somos uma empresa de Educação Empreendedora e ensinamos que todo negócio em fase inicial está em constante transformação e em fase de experimentação, como uma empresa-laboratório. Mas, aqui na Semente