Como comunicar o processo de inovação corporativa?

Sumário

Por muitos anos a principal palavra no contexto mercadológico do Brasil foi a qualidade, tanto em processos como em produtos e serviços. No entanto essa característica já não é mais o grande diferencial. O consumidor moderno busca soluções criativas e personalizadas para os seus problemas, o que levou as empresas a outra grande busca: o processo de inovação.

Em seu livro, O Poder da Inovação, Luiz Serafim, Diretor de Marketing da 3M Brasil descreve a inovação como o ato de renovar, introduzir uma novidade. Por isso, o contexto corporativo precisa permitir uma cultura de liberdade de criação e de incentivo à capacidade criativa e empreendedora de cada indivíduo, para que através da co-criação, os colaboradores possam apresentar novas soluções para os problemas antigos, encontrar oportunidades e acrescentar valor ao negócio.

Neste contexto, ter informações é um dos primeiros elementos para que a criatividade e o pensamento estratégico dos colaboradores sejam estimuladas. Ter conhecimento claro sobre os objetivos da empresa permite que os colaboradores sejam mais flexíveis frente às mudanças, passem a trabalhar melhor em equipe e se envolvam com as diversas atividades em busca de melhores resultados. Esse processo de repasse de informações se chama comunicação corporativa.

A comunicação corporativa pode ser definida como a troca de informações entre os diversos colaboradores e setores da empresa, permitindo que os mesmos estejam interligados e cientes das funções e desafios uns dos outros. Isso gera uma atmosfera de companheirismo e cooperação entre as equipes, minimiza mal-entendidos e estimula as trocas entre os diversos indivíduos, permitindo a co-criação de soluções e geração de novas ideias.

É a comunicação corporativa eficiente a responsável por melhorar o diálogo entre os colaboradores, transmitindo informações com confiança, alinhando processos e procedimentos, demonstrando a importância individual de cada pessoa no alcance do resultado final, criando uma visão sistêmica que, por consequência, melhora o clima organizacional, promove a liberdade para expressar suas ideias e opiniões e estimula o brainstorming.

Em um momento em que vivemos uma ‘revolução criativa’, a capacidade de construir relacionamentos, contar histórias e promover o brainstorming entre os diversos setores passa a ser essencial para uma empresa que busca construir sua gestão da inovação. Por isso, listamos 4 ações que a corporação pode adotar para melhorar sua comunicação corporativa, auxiliando em seu processo de inovação.

organizações do futuro


4 ações que ajudam no processo de inovação corporativa


1. Defina seus objetivos e crie o processo

De nada adianta a empresa investir em sua comunicação, se os objetivos e processos não estão estruturados. Ter objetivos claros de onde a empresa quer chegar e como ela chegará lá é o primeiro passo para conseguir comunicá-los às pessoas. Ter uma visão de futuro que seja desafiadora, mas alcançável é um grande fator de motivação. Saber onde suas ideias podem contribuir, quem irá aprová-las e como os investimentos financeiros poderão ser viabilizados são pontos essenciais para estimular os colaboradores a se engajarem no processo de inovação.


2. Invista em reuniões breves e contínuas

Reuniões ainda são a melhor forma de transmitir uma mensagem, além de promover o convívio entre as pessoas em um momento de expressarem suas opiniões. Existem diversos métodos ágeis que incentivam a realização de reuniões curtas, para que todos exponham no que estão trabalhando e quais são suas dificuldades. Dessa forma, se alguém identificar que pode auxiliar com alguma ideia, já sabe quem procurar ou o que fazer.

As reuniões também servem para demonstrar que a liderança está aberta para ouvir as sugestões dos colaboradores frente aos objetivos que a empresa quer alcançar. Além disso, é momento de apresentar ou relembrar como ocorrem os processos de inovação, aprovação de ideias e/ou investimentos ou mudanças que possam ter acontecido recentemente.


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3. Promova ambientes e momentos de convívio informais

Apesar de a inovação não ser apenas uma sala colorida com puffs, ter ambientes na empresa em que as pessoas possam utilizar para convívio de maneira informal, estimula a troca de informações, o compartilhamento de histórias e, por consequência, o surgimento de novas ideias. Dessa forma, é importante que a empresa tenha locais onde as pessoas possam ‘fugir’ de suas rotinas para trocar ideias com outros colaboradores dos mais diversos setores.

No entanto, não adianta haver o local físico, se não for disponibilizado tempo para que essas trocas aconteçam. Dessa forma, a empresa também precisa permitir que os colaboradores tenham tempo para investir na busca por inovação.


4. Invista em tecnologia

Existem diversas ferramentas no mercado que facilitam a comunicação interna, gerenciam o fluxo de trabalho, os objetivos e prazos a serem alcançados, além de softwares que permitem a gestão de ideias. Uma empresa inovadora, deve buscar constantemente ferramentas que possam tornar sua rotina mais eficiente, auxiliar na gestão das diversas informações do negócio e permitir que os colaboradores consigam conversar individualmente ou em grupos com os mais diversos setores de maneira rápida e concentrada.

No entanto, de nada serve adotar diversos sistemas se os mesmos não estejam sincronizados, por isso, é importante buscar integrar os diversos softwares utilizados pela empresa, para que informações importantes não se percam pelo caminho e para que não seja necessário o retrabalho de se passar dados de um local para o outro. Empresas que conseguem integrar seus sistemas em um só local, conseguem se tornar mais ágeis, melhoram a tomada de decisão e por consequência conseguem entregar soluções mais rápidas ao mercado.

Promovendo as ações que otimizem a comunicação corporativa, a empresa consegue maior integração e colaboração entre as pessoas, incentiva o engajamento entre as equipes, promove a transparência das informações e fortalece a cultura organizacional sincronizada com a inovação. Garantindo, dessa forma, que os funcionários não apenas estejam engajados na construção de ações inovadoras, mas que também saibam como desenvolvê-las, quais pessoas envolver e como isso impactará nos resultados da empresa.


Tamiris Dinkowski

Tamiris Dinkowski

Focada em Governança Corporativa, atua na implementação de estratégias de inovação. Formada em Ciências Contábeis pela UFSM, especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-RS, estudou Innovation Governance na University of Toronto. Foi Presidente do Conselho de Administração da Federação Gaúcha de Empresas Juniores e Conselheira na Confederação Brasileira. É fundadora do negócio digital miirum.com.

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