#5 - Inovação e impacto: o papel do poder público e privado

Como funcionam as parcerias entre o Poder Público e o Setor Privado quando o assunto é inovação e geração de impacto? Neste episódio Felipe Maruyama e Guilherme Ralisch contam um pouco sobre suas atuações, desafios, cases de sucesso e algumas dicas sobre como promover esse tipo de parceria.

Felipe Maruyama - Diretor do departamento técnico de apoio ao empreendedorismo inovador da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo. Complementarmente é doutorando no programa de pós graduação em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), atuando como pesquisador associado ao Observatório de Inovação e Competitividade (OIC-USP) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Também coordena o Failtech, apresentações mensais de empreendedores que encerraram suas empresas para compartilhar seus aprendizados e desafios.

Guilherme Ralisch - Head de Parcerias na Wayra Brasil, é responsável pela gestão do programa BNDES Garagem (Criação) e pela expansão da rede de parceiros da organização no mercado e ecossistema brasileiro. Também atua como consultor independente para projetos ligados a empreendedorismo, inovação e transformação social. Foi Gerente na Ade Sampa, sendo responsável pela re-estruturação do Programa Vai Tec em sua 3a Edição, atuou na criação de metodologias e operação de programas de desenvolvimento de startups no Sebrae-SP, tendo Idealizado estruturado e coordenado o primeiro ano de operação estadual do programa Startup SP. Ainda no Sebrae-SP, foi responsável pela interface com o InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do MDIC, do qual o Sebrae é parceiro executor.

Case Vai TEC: Empreender com tecnologia na quebrada é possível http://blog.sementenegocios.com.br/case-vai-tec/

Edição: Dente di Leão