PROJETO HORIZONTE

Negócios em Aceleração

Negócios com Propósito em Aceleração em MG

Antônio Pereira

Bora Lá Drive

É um aplicativo de transporte de pessoas e produtos. Oferece soluções na área de mobilidade urbana e de acesso aos mais variados espaços. Fomenta a circulação de pessoas e incentiva o Turismo no distrito de Antônio Pereira e região. O projeto é gerido por Gilberto Júnior.

Conviver - Centro de Convivência

É um centro de convivência que promove a saúde mental, o autocuidado e o acolhimento de pessoas da comunidade de Antônio Pereira. Utiliza métodos da psicologia, arteterapia e hortoterapia. Estão à frente do projeto Bruno Saback Gurgel, Ana Carla Cota e Ana Fátima de Carvalho.

Mercados Artesanais

Oferece soluções de mercado para artesãos que querem vender seus produtos no Brasil e para o exterior, por meio de um marketplace. Além disso, ao promover cursos de formação, o negócio visa se transformar em um canal multisserviços voltado para o setor artesanal. Estão à frente do projeto Ludmila Martins e Danilo Coelho.

MP Transformando Vidas

Em parceira com o Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos (RECICLOS-UFOP/CNPq), o MP Transformando Vidas pretende construir uma fábrica de materiais de construção civil, a partir do rejeito proveniente de barragem de minério, livres de qualquer toxicidade. Estão à frente do projeto Maria Aparecida Rosa de Amorim e Paulo Roberto Ramos de Amorim; Maria Helena Rocha Ferreira e Paulo Tadeu Ferreira.

Sustentabilidade, Arte, Mãos e Flores

Associação que transforma produtos que seriam descartados em novos objetos, mais econômicos e sustentáveis, contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais. Estão à frente do projeto Ana Maria Pereira Marques, Silvia Rodrigues, Kátia Aparecida, Silvia Santos, Nathalia Weber, Célia Antunes, Paula Dayana e Lorena Castro.

Engenheiro Correia

Águia Real Orgânicos

A partir do plantio orgânico de frutas, verduras e legumes, o negócio pretende impactar o mercado do distrito de Engenheiro Correia, prezando pela saúde e qualidade de vida da população local. Estão à frente do projeto Fabiana Nogueira Braz, Tatiana, Angela, Rafael e Alisson.

Centro de Apoio ao Praticante de Cicloturismo Rural – Sensata Ville

O Centro de Apoio ao praticante de ciclismo de Engenheiro Nogueira, situado no percurso da Estrada Real (ER), visa atender ao público que gosta dessa atividade, oferecendo amplo apoio logístico. Além disso, o negócio pretende impactar positivamente a economia da região, fomentando o ecoturismo e a circulação de pessoas. O projeto é gerido por Jordane Acácio dos Santos.

Santa Bárbara

Brumal Tecendo Horizontes

Visando fomentar o mercado local e o Turismo no município de Santa Bárbara e região, a Brumal Tecendo Horizontes atua com a produção de objetos artesanais como crochê, costura e bordado, a partir de insumos orgânicos e recicláveis. A associação também atua com a formação de artesãs. Estão à frente do projeto Dilce Amara Margarida Mendes, Maria Anastácia Néri, Geralda Marcelina Braga, Geralda Mendes Vieira, Silvana Evangelista Crisóstomo, Maria de Lurdes pereira Souza, Angela Maria Pereira Silva, Eliane Lindemberg de Oliveira, Alexandra Silva, Lislene Maia , Cássia Nogueira, Emiliane de Paula e Cristian de Oliveira Borges.

Caminhos do Imperador

Startup criada para desenvolver uma rota de turismo cultural, baseada na agricultura familiar, artesanato, gastronomia e natureza, cujos destinos são as regiões de Santa Bárbara e Barão de Cocais. Estão à frente do projeto Márcio Henrique Mól Gonçalves, Arine Melo, Gabriel Caram e Bárbara Mól.

Itabirito

A Arte de Saber Fazer

É uma iniciativa da Associação de Moradores do bairro Praia, localizada em Itabirito. A proposta é a de consolidar o pastel de Angu como patrimônio imaterial da cidade, o que geraria impactos econômicos e culturais. Estão à frente do projeto Nair da Glória Silva Leonel, Cláudia Leonel e pela Associação de Praia.

A Casa do Equilíbrio

Coworking para profissionais que atuam com Terapias Integrativas. Oferece uma estrutura com ferramentas que facilitam a organização dos atendimentos, de forma colaborativa, da população de Itabirito e região. Estão à frente do projeto Barbara Cristina de Carvalho Melo e Gabriel de Oliveira Gomes.

Caminho de Mesa

Visa fazer a divulgação de pequenos negócios, seja um restaurante ou um ponto cultural, bem como de produtos locais da cidade de Itabirito e região. A ideia é gerar impactos no turismo e, consequentemente, na economia. Estão à frente do projeto Milsane de Paula, Saulo Guimarães Filardi, Gustavo Bouzas, Marcelo Miyagi e Rubens Rocha.

Equipe A3T1

São os responsáveis pela ColabLab, plataforma de aprendizagem colaborativa que visa disponibilizar kits de ciência para estudantes, bem como o acesso remoto dos professores aos resultados dos experimentos. Estão à frente do projeto Thiago Henrique Braga, Alfredo Luis M. L. Mateus, Anísio Rogério Braga e Antônio Matheus Silva.

SoluPlast

É uma iniciativa que tem como princípio a reciclagem de plástico. Com isso, é possível gerar receita e empregos na cidade de Itabirito e região, além de contribuir para uma melhor gestão de resíduos descartados em prol da sustentabilidade. Estão à frente do projeto Samarone Nunes da Silva e Camilla Ranya Silva.

Florada da Paz

Empresa de produtos apícolas, principalmente mel e própolis, que comercializa a produção de 12 apicultores parceiros da região de Itabirito. Promove a saúde e o bem-estar por meio de produtos naturais e de qualidade. Estão à frente do projeto Ricardo Lopes Caldas Moura e Fernanda Bernardes de Almeida.

GreenGás

A GreenGás desenvolve sistemas simplificados e de baixo custo que transformam resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, fontes de energia renovável. Assim, a empresa contribui para promoção da sustentabilidade e gestão de resíduos. Estão à frente do projeto Aline Gomes de Oliveira Paranhos, Isabela Cristina de Sousa, Felipe Nonato, Mário Quintaes, Yasmim Arantes, Jorge Ferreira e Oscar Adarme.

Memória de Agulha

É um ateliê/loja de artes têxteis que funciona como uma incubadora de artesãs, com o objetivo de gerar renda e promover o desenvolvimento sociocultural para mulheres da cidade de Itabirito e região. Presencialmente ou a distância, as artesãs gerenciam todo o processo produtivo, além de ofertarem cursos. Estão à frente do projeto Vânia Heloisa de Carvalho, Juliana de Cássia Braga Marques, Regina Célia de Carvalho, Tatiana Minarde, Julia Castro e Sophia Braga Marques.

Partum

É um aplicativo que visa unir empresas que querem trabalhar com delivery a pessoas que já atuam ou desejam atuar nessa área. Sempre prezando pela versatilidade, comodidade e segurança de trabalhadores e clientes. Estão à frente do projeto Matheus Henrique Martins Araújo, Yasmin e Hudson.

TC Idiomas

Visando o empoderamento, o aumento do nível educacional, empregabilidade, socialização, ascensão social, entre outros resultados, a TC Idiomas trabalha oferecendo aulas de inglês on-line. Estão à frente do projeto Tiago Davi Lage de Carvalho, Camilla Barreto, Cecilia Neves, Laura e Kelly.

Barão de Cocais

Tia Rita

É uma empresa alimentícia que tem como propósito manter viva a tradição da goiabada cascão, patrimônio cultural imaterial de Barão de Cocais. Além disso, visa estimular a agricultura familiar e o comércio local, gerando impactos sociais e econômicos de forma direta. Estão à frente do projeto Maria Rita de Alcântara Martins e Iara Alcântara Martins.

Aroeira Apicultores Associados

É uma cooperativa que trabalha em prol do mel que é produzido por apicultores da cidade de Barão de Cocais e região, e da proteção das abelhas, ação que contribui para a manutenção da natureza. Além disso, a empresa visa facilitar o acesso dos produtores aos órgão técnicos e a ampliação do público consumidor. Estão à frente do projeto Diana Gonçalves de Souza, André Eugênio Furtado Campos, Geraldo Magela de Souza, Paulo Agra, Hélio Martins Soares e Marcelo Costa.

Charcutaria Brutus

É uma pequena fábrica de linguiças e defumados artesanais de Barão de Cocais. Com o propósito de transformação da carne em arte, a empresa visa incentivar a cultura gastronômica na região e desenvolver a economia local. Além disso, sua comunidade de charcuteiros e charcuteiras aprende de forma prática diversas técnicas em cursos oferecidos pela Brutus. Estão à frente do projeto Cristina Vieira Pereira, Éder da Conceição Pedro e Lavínia Vieira Teixeira.

Fe.Mina

É uma empresa de consultoria estratégica, que visa promover a equidade de gênero e a inclusão feminina no mercado de trabalho. Para isso, atua com ações de empregabilidade, educação e inclusão nas organizações. Estão à frente do projeto Aline Félix e Carolina Tavares Bezerra Torre.

Invista-se Confecções

A Invista-se Confecções oferece soluções para pequenas e médias empresas, que desejam fortalecer suas marcas ao instituir o uso de uniformes por parte de seus colaboradores. Com isso, cria-se um sentimento de pertencimento, organização geral e de credibilidade. Estão à frente do projeto Letícia de Albuquerque Caetano Lima, Alexandre Soares de Lima e Thais Fernanda.

Mais Trilhas Aventuras

Empresa com foco no turismo de aventura, que visa criar um espaço com a infraestrutura necessária para a prática de ciclismo guiado em Barão de Cocais. O projeto tem como propósito aumentar a atividade turística na cidade, a preservação e o monitoramento ambiental, bem como o crescimento da economia local. Estão à frente do projeto Christian Hans Drumond Westgeest e Fabiano Guedes Silva.

IN.TER.VIR – Autismo e Desenvolvimento Infantil

Empresa que oferece tratamento multiprofissional e capacitação para crianças com autismo. Tem como objetivo gerar mais autonomia, por meio de práticas de acolhimento, socialização e cuidado integral do indivíduo em ambiente social e familiar. Estão à frente do projeto Luana Debortoli e Heidy Alcantara.

Projeto Caminhos da Roça

É uma propriedade produtora, 100% auto sustentável, de frutas, verduras e legumes orgânicos. Oferece experiência de turismo rural e visitas agropedagógicas para pessoas interessadas nesse tipo de atividade. Estão à frente do projeto Mirtes Maria da Fonseca, Mylene Fonseca Silveira, Ludmyla Fonseca Silveira e Luciano Geraldo da Silveira.

Santiago – Produtos Caseiros, Sabores entre Serras

Oferece produtos locais, de amplo valor cultural, feitos de forma artesanal por produtores da região de Barão de Cocais. Tem como objetivo fomentar novos mercados para a agricultura familiar, qualidade de vida e o bem-estar social. Estão à frente do projeto Santiago Elias de Souza, Andreia Francisca de Souza, Conceição Aparecida, Janilda Souza e Felipe Souza.

Social Way – Mediação Inteligente

É uma empresa de criação de conteúdo institucional. O foco é gerar engajamento social e digital das ações elaboradas para o público da cidade de Barão de Cocais e região, a partir de um atendimento profissional. Estão à frente do projeto Renato Cesar Diniz Marques e Ricardo Amaro da Costa.

Macacos

Agroecológicos Zé Miúdo

Rede que ajuda produtores e consumidores interessados no tema da educação saudável e das boas práticas de produção agroecológicas. O negócio visa ainda fomentar a comercialização desses produtos, impactando a economia de Macacos e região. Estão à frente do projeto Vanice Maria dos Santos, Gustavo Augusto, Sebastião Alves e José Augusto.

MTB E-BIKE TRAIL – Aluguel de Bike elétrica

Negócio de aluguel de Mountain bike elétrica, focado no turismo de aventura. A ideia é proporcionar passeios ecológicos, com ou sem guias locais, contribuindo para uma Macacos mais próspera e turística. Estão à frente do projeto Angela Mara Borges e Antonio Cesar Ribeiro de Oliveira.

Bordô

Negócio social e criativo, que visa valorizar a ancestralidade do bordado livre. A Bordô oferece cursos presencial e on-line, focados na prática, promovendo a cultura, além de ser uma oportunidade de renda para as mulheres de Sebastião das Águas Claras (Macacos) e região. Estão à frente do projeto Tatiana Santana da Silva, Thiago Simões Braga e Vinícius Torga.

Curumim Orgânico

É uma empresa de produção artesanal de adubos, defensivos e fertilizantes naturais. Tem como propósito desenvolver soluções de economia sustentável para a destinação correta de resíduos orgânicos, estimulando a consciência ambiental. Também promove oficinas. Estão à frente do projeto Thomas Duarte e Matheus Romualdo.

Guia Sou Gerais

Guia turístico on-line, que mostra pontos de visitação, restaurantes, pousadas etc., disponíveis nas regiões de Macacos, Rio Acima, Brumadinho, Santo Antônio do Leite, Casa Branca e Nova Lima. Tem como propósito dar visibilidade a pequenos negócios, contribuindo para o crescimento econômico sustentável. Estão à frente do projeto José Carlos Costa e Carla Janaína.

Instituto Bacia Viva

Tem como principal objetivo fazer a revitalização das águas de bacias hidrográficas, sobretudo o Córrego Fundo, em Macacos, por meio da tecnologia de biorremediação. Estão à frente do projeto Flávio Mourão Passos, Rafael Aguilar Magalhães e Eduardo Guimarães Vieira.

Núcleo Esporte Terapia

Empresa que tem como objetivo proporcionar a prática de esporte e lazer a Pessoas com Deficiência (PCD), contribuindo para a saúde física e mental desse público. Estão à frente do projeto Guilherme Maia Sette Camara, Andrea Maria Rates e Rodrigo Silva Rates.

Macacos Recicla

A empresa visa solucionar o problema da falta da coleta seletiva e compostagem de resíduos orgânicos na cidade de Macacos e região. Tem como propósito gerenciar de forma ambientalmente correta esses materiais, visando garantir qualidade de vida para a população. Estão à frente do projeto Igor Ulhoa Santiago, Leonardo Leo e Ramon Bhaskara.

Projeto Mendja

É um espaço para experiências ligadas ao Mendja, o Buda da Medicina. Visando a saúde, o bem-estar social e a harmonia ambiental das pessoas, o projeto conta com uma equipe experiente em Saúde Integrativa. Estão à frente do projeto Acely Hovelacque, Fernando Luís Lucena Cançado, Pedro Rodrigues Homem Junior, Felipe França e Inês Rabelo.

Ressignificando o Resíduo Verde

O empreendimento visa resolver o problema da má destinação dos resíduos verdes na cidade de Macacos e região. Tem como propósito promover a gestão correta desses materiais, além de oferecer consultorias para produção de compostos e trituração de materiais. Estão à frente do projeto Raphael Guimarães Bonzi, Diniz Agostinho Bonzi e Thiago Guimarães Mozar Bonzi.

Quer receber notícias sobre
o Projeto Horizonte?