Há pouco mais de 7 anos, concebemos a Semente Negócios refletindo um desejo genuíno de impactar positivamente o mundo. Evoluímos muito desde então,  graças à interação direta com mais de 8.000 empreendedores das 5 regiões do Brasil, de alguns países da América Latina e dos EUA - experimentando, testando, refletindo e aprendendo juntos.

Na Semente buscamos promover o desenvolvimento distribuindo capacidade de inovação para pessoas empreendedoras em diferentes redes e localidades. Como? Desenvolvendo empreendimentos inovadores, fortalecendo comunidades de práticas e a emergência de ecossistemas empreendedores, aumentando a complexidade econômica de territórios, expandindo liberdades e resiliência.

Navegamos no universo da inovação de forma “agnóstica”, ou seja, atendemos startups, negócios de impacto e organizações sociais inovadoras sem julgar formato organizacional ou “bandeira”. O empreendedorismo inovador está no centro do nosso impacto.

 
 
 

 

Nossa história

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

A Semente surgiu no final de 2010 com uma inquietação dos sócios-fundadores Igor Oliveira e Felipe Amaral, ambos empreendedores que não encontraram no que estava sendo falado e ensinado o conceito de empreendedorismo que acreditavam. Na época, empreendedorismo ainda era relacionado a negócios tradicionais, o empreendedorismo digital estava apenas começando a ecoar. Foi quando Bruno Peroni se juntou à dupla, dividindo a mesma inquietação após voltar de uma experiência na ClearlySo, em Londres.

Entrando de cabeça na inovação e no conceito de que negócios com impacto social e ambiental também deveriam ser considerados nessa história, Igor, Felipe e Bruno começaram a Semente.

 

Nessa jornada, aplicamos três conceitos fundamentais em nossos projetos:

icon-quem-somos-01.png

Soluções reais

Empreender para nós é resolver problemas reais com soluções de mercado e abordagens inovadoras.

icon-quem-somos-02.png

Aprender fazendo

A melhor maneira de aprender a empreender de verdade é fazer, praticar e utilizar o processo como principal combustível de desenvolvimento.

icon-quem-somos-03.png

Autonomia

Acreditamos que empreender é um caminho para se ter mais autonomia e uma grande ferramenta de autoconhecimento.

 
 
mapa.jpg

 

Onde atuamos

Nos últimos 8 anos, a Semente atendeu mais de 10 mil empreendedores, trabalhando com clientes e financiadores internacionais.

Temos projetos realizados por todo o Brasil e escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

 
 
 
 

 

Equipe

marcio jappe.png

Marcio Jappe

CEO

Sócio-fundador da Semente Negócios, apoia corporações, startups e negócios de impacto na adoção do mindset e aplicação de conceitos e ferramentas do empreendedorismo inovador. Mestre em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela UFRGS. Foi Diretor da Artemisia, consultor da McKinsey&Co, e especialista em sustentabilidade no ABN AMRO Bank em São Paulo e em Amsterdã, e Microsoft em Madri.

inovação - tecnologia - impacto social - business intelligence - desenvolvimento de ecossistemas - inovação social - sustentabillidade
linkedin.png
pablo bustillo.png

Pablo Munoz de Bustillo

Gestor Financeiro

Economista pela UFRGS, estudou Economia e Finanças na Universidade Autônoma de Madrid e na Universidade de Salamanca. Especialista na área financeira, na Semente também atua como consultor financeiro e estratégico. Trabalhou na StartUp Mi Casa Inn, na Espanha, na área comercial no Banco Toyota, no Sicredi e na empresa de comércio exterior Braspine.

análise financeira - estratégia financeira - otimização de processos - modelagem financeira - investimento de risco - business intelligence
alline goulart.png

Alline Goulart

Gestora de Marketing

Jornalista pela PUC/RS,
com especialização em Comunicação Empresarial; Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Na Semente também
atua em projetos de inovação social.
Tem experiência como assessora de comunicação e em produção e edição audiovisual em emissoras de televisão e para o cinema. Foi co-fundadora da Orgânico na Kombi e diretora de comunicação na Cientista Que Virou Mãe.

comunicação - marketing digital - impacto social - educação - inovação social

Cesar.jpg

Ellen Carbonari

Head de Impacto

Economista graduada pela UFRGS, é facilitadora de grupos pelo Instituto EcoSocial e Coach Executiva pela AoEC. Na Semente atua nos principais projetos de impacto além do desenho de novas metodologias de inovação. Trabalhou como consultora e gestora de projetos na Equilíbrio Assessoria Econômica, no ItaúBBA, Renner e Sesc.

empreendedorismo periférico - inovação - impacto - colaboração - facilitação de equipes - desenvolvimento de ecossistemas

Juliano.jpg

César Costa

Head de Corporate Innovation

Administrador pela EA/UFRGS, estudou management na Lund University, na Suécia e strategic management e international business na University of La Verne. Na Semente coordena projetos de inovação em corporações. Presidiu a comissão da Federação de Empresas Juniores do RS e trabalhou na CAPC Consultoria. Foi gestor comercial de inside sales na SocialCondo.

inovação - lean-startup - growth - corporate-up - sales

marcel boff.png

Marcel Boff

Head de Startup

Advogado pela ULBRA, pós graduado em Direito Público. Possui Micro Master em Digital Product Management pela University of Boston. É Scrum Master certificado pela International Scrum Institute. Especialista em Design Thinking pela University of Virginia. Na Semente coordena os principais projetos de aceleração de startups. Atuou como CEO e CLO na Startup Santo Contrato.

startups - inovação - direito - métodos ágeis - design thinking

José Ignácio 2.jpg

José Ignácio Ribeiro Martins de Souza

Consultor da vertical de startups

Graduando em Engenharia Civil na EE/UFRGS. Especialista em negócios inovadores e startups. Na Semente atua em programas de aceleração de startups. Foi bolsista do Programa de Empreendedorismo da UFRGS, atuando em diversos programas de educação empreendedora para nível de graduação e pós-graduação. Co-fundador e diretor de Projetos da EJECiv.

inovação - design thinking - startups - tecnologia

dai 2.png

Daiane Almeida

Consultora da vertical de impacto

Formada em Comunicação Social pela FECAP, é especialista em inovação digital pela ESPM. Consultora na Semente Negócios, com foco na validação e estratégias de negócios de impacto e startups. Empreende desde os 15 anos e já quebrou algumas vezes. Integrou a equipe da Bluefields Development como head de aceleração e da Startadora como coordenadora de aceleração.

impacto social - startups - modelagem de negócios - marketing digital

Giorgio.jpg

Eduardo Maneira

Consultor na vertical de corporate

Graduando em Engenharia de Produção pela UFSC, é técnico em Gestão Empresarial pela UTFPR. Especialista em negócios inovadores, na Semente atuou em projetos de aplicação de novas metodologias. É embaixador Choice e curador do Global Shapers Florianópolis, representando o Brasil no Fórum Econômico Mundial na Suíça e na China. Foi gerente de projetos na EJEP e já empreendeu dois negócios de impacto social

lean startup - data driven - impacto social - learning experience - visual thinking

cris 2.png

Cristian Schüler

Consultor na vertical de startups

Graduado em Administração na EA/UFRGS. Especialista em negócios inovadores e startups. Na Semente coordena projetos de aceleração de startups. Gerenciou projetos pela PS Júnior, onde auxiliou na criação da célula de empreendedorismo e na organização de duas edições do Empreendrinks. Foi Consultor da CAPC Consultoria, onde trabalhou em projetos de modelagem de negócios, planejamento estratégico e estruturação de processos.

inovação - startups - processo comercial - customer success

andresa wendt semente.png

Andresa Wendt

Consultora da vertical de impacto

Graduanda em Relações Internacionais pela UFRGS. Na Semente atua no apoio ao desenvolvimento de negócios de impacto. Foi diretora de projetos na empresa júnior Atlântica Consultoria Internacional. Trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS junto ao departamento de promoção comercial e assuntos internacionais. Também trabalhou como voluntária na produção de orgânicos e implementação de sistemas agroflorestais associados à permacultura.


luciana.png

Luciana Brandão

Consultora da vertical de impacto

Graduada em Relações Internacionais e mestre em Sociologia Ambiental pela UFRGS. Na Semente atua com foco em impacto socioambiental e desenvolvimento setorial. Já trabalhou com energias renováveis, mudanças climáticas e comunidades tradicionais. Ajudou a desenvolver e implementar o Programa Ambiental de Simulação das Nações Unidas (MUN) junto às escolas da rede pública de Porto Alegre e Região Metropolitana.

impacto social - impacto socioambiental - desenvolvimento setorial


sabrina.png

Sabrina Sabatini

Designer

Graduanda em Design pela UFSC/SC com especialização em design gráfico. Na Semente atua no desenvolvimento da identidade visual, trazendo em seus projetos conceitos presentes no DNA da marca. Coordena o movimento Zero Waste Youth e participa de outros projetos envolvendo a causa socioambiental como o UFSC Sem Plástico.

design - identidade visual - lixo zero - impacto social - design thinking