Há pouco mais de 6 anos, concebemos a Semente Negócios refletindo um desejo genuíno de impactar positivamente o mundo. Evoluímos muito desde então,  graças à interação direta com mais de 8.000 empreendedores das 5 regiões do Brasil, de alguns países da América Latina e dos EUA - experimentando, testando, refletindo e aprendendo juntos.

Na Semente buscamos promover o desenvolvimento distribuindo capacidade de inovação para pessoas empreendedoras em diferentes redes e localidades. Como? Desenvolvendo empreendimentos inovadores, fortalecendo comunidades de práticas e a emergência de ecossistemas empreendedores, aumentando a complexidade econômica de territórios, expandindo liberdades e resiliência.

Navegamos no universo da inovação de forma “agnóstica”, ou seja, atendemos startups, negócios de impacto e organizações sociais inovadoras sem julgar formato organizacional ou “bandeira”. O empreendedorismo inovador está no centro do nosso impacto.

 
 
 

 

Nossa história

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

A Semente surgiu no final de 2010 com uma inquietação dos sócios-fundadores Igor Oliveira e Felipe Amaral, ambos empreendedores que não encontraram no que estava sendo falado e ensinado o conceito de empreendedorismo que acreditavam. Na época, empreendedorismo ainda era relacionado a negócios tradicionais, o empreendedorismo digital estava apenas começando a ecoar. Foi quando Bruno Peroni se juntou à dupla, dividindo a mesma inquietação após voltar de uma experiência na ClearlySo, em Londres.

Entrando de cabeça na inovação e no conceito de que negócios com impacto social e ambiental também deveriam ser considerados nessa história, Igor, Felipe e Bruno começaram a Semente.

 

Nessa jornada, aplicamos três conceitos fundamentais em nossos projetos:

icon-quem-somos-01.png

Soluções reais

Empreender para nós é resolver problemas reais com soluções de mercado e abordagens inovadoras.

icon-quem-somos-02.png

Aprender fazendo

A melhor maneira de aprender a empreender de verdade é fazer, praticar e utilizar o processo como principal combustível de desenvolvimento.

icon-quem-somos-03.png

Autonomia

Acreditamos que empreender é um caminho para se ter mais autonomia e uma grande ferramenta de autoconhecimento.

 
 
mapa.jpg

 

Onde atuamos

Nos últimos 5 anos, a Semente atendeu mais de 7 mil empreendedores, trabalhando com clientes e financiadores internacionais.

Temos projetos realizados por todo o Brasil e escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

 
 
 

 

Equipe

marcio jappe.png

Marcio Jappe

CEO

Mestre em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela UFRGS. Especialista no desenvolvimento de organizações inovadoras. Na Semente atua como gestor estratégico nas três verticais. Foi Diretor da Artemisia, consultor da McKinsey&Co, e especialista em sustentabilidade no ABN AMRO Bank em São Paulo e em Amsterdã, e Microsoft em Madri.

inovação - tecnologia - impacto social - business intelligence - desenvolvimento de ecossistemas - inovação social - sustentabillidade
linkedin.png
mauricio vidor.png

Maurício Vidor

Gestor comercial

Administrador pela EA/UFRGS. Especialista em desenvolvimento de negócios inovadores e no desenho de metodologias de aceleração. Na Semente atua nas três verticais, desenhando e coordenando projetos em todo o país. Foi presidente e conselheiro da PS Júnior e trabalhou desenvolvendo metodologias de gestão e coordenação na Innoscience.

ecossistemas empreendedores - redes e comunidades de prática - startups - impacto social - investimento de risco - marketing e vendas
pablo bustillo.png

Pablo Munoz de Bustillo

Gestor Financeiro

Economista pela UFRGS, estudou Economia e Finanças na Universidade Autônoma de Madrid e na Universidade de Salamanca. Especialista na área financeira, na Semente também atua como consultor financeiro e estratégico. Trabalhou na StartUp Mi Casa Inn, na Espanha, na área comercial no Banco Toyota, no Sicredi e na empresa de comércio exterior Braspine.

análise financeira - estratégia financeira - otimização de processos - modelagem financeira - investimento de risco - business intelligence

Juliano.jpg

César Costa

Head de Corporate

Administrador pela EA/UFRGS, estudou management na Lund University, na Suécia. Especialista em negócios inovadores e startups, na Semente coordena projetos de inovação em corporações. Presidiu a comissão da Federação de Empresas Juniores do RS e trabalhou na CAPC Consultoria. Foi gestor comercial de inside sales na Startup SocialCondo.

inovação - startups - growth - sales - customer success

Cesar.jpg

Ellen Carbonari

Head de Impacto

Economista graduada pela UFRGS, é facilitadora de grupos pelo Instituto EcoSocial e Coach Executiva pela AoEC. Na Semente atua nos principais projetos de impacto além do desenho de novas metodologias de inovação. Trabalhou como consultora e gestora de projetos na Equilíbrio Assessoria Econômica, no ItaúBBA, Renner e Sesc.

empreendedorismo criativo - inovação - impacto - colaboração - facilitação de equipes
 
 

marcel boff.png

Marcel Boff

Head de Startup

Advogado pela ULBRA, pós graduado em Direito Público. Possui Micro Master em Digital Product Management pela University of Boston. É Scrum Master certificado pela International Scrum Institute. Especialista em Design Thinking pela University of Virginia. Na Semente coordena os principais projetos de aceleração de startups. Atuou como CEO e CLO na Startup Santo Contrato.

startups - inovação - direito - métodos ágeis - design thinking

alline goulart.png

Alline Goulart

Gestora de Marketing

Jornalista pela PUC/RS, com especialização em Jornalismo Empresarial e Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Na Semente também atua em projetos de impacto social como produtora de conteúdo. Tem experiência como assessora de comunicação e produção e edição de conteúdo audiovisual em emissoras de televisão. Foi co-fundadora da Orgânico na Kombi e diretora de comunicação na Cientista Que Virou Mãe.

comunicação - marketing digital - impacto social - educação - inovação

cristian schuller.png

Cristian Schüler

Consultor na vertical de startups

Graduado em Administração na EA/UFRGS. Especialista em negócios inovadores e startups. Na Semente coordena projetos de aceleração de startups. Gerenciou projetos pela PS Júnior, onde auxiliou na criação da célula de empreendedorismo e na organização de duas edições do Empreendrinks. Foi Consultor da CAPC Consultoria, onde trabalhou em projetos de modelagem de negócios, planejamento estratégico e estruturação de processos.

inovação - startups - processo comercial - customer success

Giorgio.jpg

Eduardo Maneira

Consultor na vertical de corporate

Graduando em Engenharia de Produção pela UFSC, é técnico em Gestão Empresarial pela UTFPR. Especialista em negócios inovadores, na Semente atuou em projetos de aplicação de novas metodologias. É embaixador Choice e curador do Global Shapers Florianópolis, representando o Brasil no Fórum Econômico Mundial na Suíça e na China. Foi gerente de projetos na EJEP e já empreendeu dois negócios de impacto social

lean startup - data driven - impacto social - learning experience - visual thinking

 
José Ignácio 2.jpg

José Ignácio Ribeiro Martins de Souza

Consultor da vertical de startups

Graduando em Engenharia Civil na EE/UFRGS. Especialista em negócios inovadores e startups. Na Semente atua em programas de aceleração de startups. Foi bolsista do Programa de Empreendedorismo da UFRGS, atuando em diversos programas de educação empreendedora para nível de graduação e pós-graduação. Co-fundador e diretor de Projetos da EJECiv.

 
 
inovação - design thinking - startups - tecnologia
 
 
 

daiane almeida.png

Daiane Almeida

Consultora da vertical de impacto

Formada em Comunicação Social pela FECAP, é especialista em inovação digital pela ESPM. Consultora na Semente Negócios, com foco na validação e estratégias de negócios de impacto e startups. Empreende desde os 15 anos e já quebrou algumas vezes. Integrou a equipe da Bluefields Development como head de aceleração e da Startadora como coordenadora de aceleração.

 
impacto social - startups - modelagem de negócios - marketing digital