Caminho Empreendedor estágio Engajar: mobilizar clientes para seu negócio inovador

Sumário

Você está no segundo artigo da série que irá explorar, de forma mais detalhada, cada um dos estágios do Caminho Empreendedor. Neste, vamos nos ater ao segundo estágio: Engajar.

O Caminho Empreendedor é uma metodologia desenvolvida pela Semente e aplicada a negócios inovadores. Dividido em 6 estágios – Explorar, Engajar, Entregar, Vender, Crescer e Estruturar –, a metodologia foi baseada na experiência de uma década de trabalho junto a mais de 30 mil pessoas empreendedoras. 

Com o Caminho Empreendedor, é possível identificar em que estágio cada negócio está; ter um objetivo claro e alcançável em cada momento do negócio; orientar qual ação a pessoa empreendedora deve realizar e conduzir o seu processo de desenvolvimento.

Seguindo com a leitura deste conteúdo, você confere de maneira ampla o que configura o segundo estágio do Caminho Empreendedor – Engajar, seus principais elementos, atividades e desafios, além de um exemplo prático!

Principais elementos do estágio Engajar do Caminho Empreendedor

Cada um dos estágios do Caminho Empreendedor expressa o objetivo da fase cujo negócio está passando. Junto a isso, existem algumas atividades, ou seja, tarefas que a pessoa empreendedora deve realizar, bem como alguns marcos. Estes marcos dizem o que deve ser alcançado para superar cada estágio, a partir de alguns indicadores.

Aqui, falamos da fase de engajamento de um determinado público. A finalidade é validar se há um número expressivo de pessoas interessadas na proposta de valor da solução a ser desenvolvida pelo seu negócio inovador. Para isso, a equipe empreendedora precisa que todas as pessoas envolvidas efetivamente se dediquem a fazer os contatos e os diferentes testes de engajamento. E dentro desse time, há de ter pelo menos uma pessoa cujo perfil seja mais mobilizador. 

Isso porque, nesse estágio, será necessário falar com múltiplas pessoas e que estarão em diferentes momentos de vida – e ter a sensibilidade para compreender e contornar o que porventura apareça como empecilho é uma tática importante. Esse perfil mobilizador apresenta habilidades de comunicação, importante para reconhecer padrões nas pessoas, a fim de mobilizá-las em torno de uma causa.

Neste momento, as pessoas empreendedoras estão focadas em entregar valor para o seu público-alvo. Em outras palavras, elas estão em busca de resolver um problema da forma mais simples possível, com o intuito de verificar se o público está disposto a pagar pela solução criada para resolvê-lo. Como resultado, será possível realizar um posicionamento claro de mercado, conquistando a atenção do público, partindo daquilo que ele mesmo deseja.

Quais atividades compõem o estágio Engajar do Caminho Empreendedor?

As atividades na metodologia do Caminho Empreendedor correspondem a um conjunto de tarefas que a pessoa empreendedora deve realizar. No estágio Engajar, as atividades são as seguintes:

  • Testar proposta de valor
  • Dimensionar o tamanho da oportunidade
  • Definir um melhor posicionamento de mercado

Como a primeira atividade propõe, é importante entender a necessidade de realizar alguns testes de hipótese. Com isso, será possível passar para a segunda atividade, que é o dimensionamento do tamanho da oportunidade, a partir de testes de engajamento com o público, através da criação e da alimentação de canais de aquisição, como um blog, por exemplo.

Esse caminho serve para chegar a uma definição de posicionamento de mercado que diminua os riscos envolvendo a sua proposta de valor e, posteriormente, a consolidação do negócio em si. Observe no exemplo abaixo como isso pode acontecer.

Como engajar pessoas na prática?

O que significa engajar pessoas na prática? Voltemos ao exemplo do Marcelo, sobre a conexão pais/mães e filhos (a primeira parte do exemplo se encontra em no artigo de estreia desta série).

Com o desafio de testar o engajamento das pessoas em torno da sua proposta de valor, Marcelo começou a fazer postagens semanais em um blog. E o que ele percebeu? Que conseguia engajar principalmente mulheres mães; que havia sim, um interesse, pelo número de acessos e as captações que ocorreram.

Contudo, ele ainda não conseguia compreender se aquele interesse o levaria para um próximo nível – e aqui existe a ideia de um funil de engajamento. Era preciso, portanto, entender se o interesse era genuíno. Foi então que Marcelo produziu um e-book “Como brincar com os seus filhos” em troca de mais e-mails.

Talvez, para muitos, tudo isso possa parecer óbvio, assim como para tantos outros, olhar para o que já se sabe abre caminhos para o refinamento. E, no fim, isso é importante para mostrar a questão do engajamento.

Sucesso! Na em alguns dias, Marcelo já tinha dobrado o número de e-mails, com 800 novos endereços na sua base. Em termos de engajamento, o que isso diz? Como ir para o próximo nível? Foi então que ele divulgou o curso sobre “Como ser melhores pais e mães” a R$300. E, veja bem, ele divulgou o curso e não gravou o curso.

Com isso em mãos, ele estabeleceu a seguinte métrica: menos de 10 pessoas pagam – retorno do dinheiro sem gravação; se 10 ou mais pagam – gravação e entrega; solução validada com 20 pagamentos ou mais, o que elevaria os indicadores de alguma formatação possível. Para sua surpresa, menos de cinco dias depois, ele tinha R$21 mil de 70 pessoas pagantes.

Mais importante que os números: nível de profundidade

Muitas pessoas empreendedoras têm uma ansiedade em relação aos números gerados no engajamento – e isso é totalmente compreensível. Afinal, queremos que nossas soluções sejam as melhores possíveis para a resolução dos problemas do nosso público-alvo, correto? Porém, é necessário atenção ao processo.

No exemplo acima, Marcelo precisava provar que existia uma oportunidade. Check! Ele engajou pessoas do mesmo perfil em torno de uma proposta de valor? Check! E o que demonstra isso? As pessoas terem dado dinheiro para ele produzir um curso. Evidentemente, não estamos considerando uma série de fatores (qualidade, quantas pessoas assistiram, críticas e sugestões em relação ao material etc). Mas a ideia aqui foi reduzir o grau de risco, ou seja, de incerteza, para dar o próximo passo com mais firmeza.

A necessidade de escalar um negócio é fundamental para sua continuidade, mas parte crucial desse processo se dá numa relação conflituosa entre o anseio por número exorbitantes e nível de profundidade. Melhor do que engajar mil pessoas on-line de uma maneira leve é contar com 30, 50 pessoas alinhadas e que vão dar o tipo de insight necessário para formatar melhor uma proposta, a fim de engajar ainda mais pessoas na etapa seguinte.

É claro, muitas pessoas podem ter a capacidade de engajar públicos na casa dos mil, e em um nível de aprofundamento suficiente para gerar os insights necessários. Mas mesmo este segundo cenário não exclui exatamente essa necessidade de aprofundamento do público. E isso não quer dizer criar um Google Forms, coletar 62 respostas para dizer que obteve uma resposta positiva. O que nos interessa é uma análise mais meticulosa da dor desse público-alvo para estar confortável com o nível de risco a ser assumido na próxima etapa.

Vemos o mesmo grupo de pessoas empreendedoras, agora, celebrando a execução das ações propostas pelo segundo estágio do
Caminho Empreendedor, conhecido como Engajar.

Imagem ilustrativa. Vemos três mulheres e dois homens, entre pessoas negras e não negras, bem vestidas. Computadores à mesa.

Próximo estágio: Entregar!

Até aqui você leu que o estágio Engajar do Caminho Empreendedor ajuda a validar se há um número de pessoas interessadas na proposta de valor da solução a ser desenvolvida. Dentre as atividades propostas está a testagem dessa proposta de valor, o dimensionamento do tamanho da oportunidade, que resulta no último passo desta etapa: a definição de um posicionamento de mercado.

Além disso, foi possível compreender que, mais importante que os números, estão os níveis de profundidade e envolvimento que a pessoa empreendedora cria com o seu público-alvo. Pois, a partir dessa realização, de uma análise meticulosa da dor desse público, será possível assumir um nível de risco mais “confortável” visando a próxima etapa.

O próximo estágio do Caminho Empreendedor é conhecido como Entregar. Nele, o desafio será provar que você gera valor com a proposta a ser desenvolvida – e se as pessoas estão dispostas a pagar por ela. Nós nos vemos lá!

Gostou deste conteúdo? Você pode se interessar pelo texto A história do movimento que inspirou a metodologia Caminho Empreendedor.

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Janderson Silva
Jornalista e mestre em comunicação. Comanda o Café com Conteúdo, informativo da Semente sobre inovação e empreendedorismo, e apresenta o Microclimas: criando atmosferas de inovação, podcast mensal da Semente Negócios. Atua nas áreas de marketing e marca da empresa.

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