Dia do empreendedorismo feminino

Sumário

No dia mundial do empreendedorismo feminino, queremos celebrar com essas mulheres que seguem superando desafios e preconceitos e gerando impacto positivo no mundo por meio dos seus negócios.

“Seja por necessidade ou por oportunidade, o empreendedorismo feminino é hoje uma das maiores forças da economia brasileira, segundo o estudo Empreendedorismo feminino no Brasil, divulgado em 2019 pelo Sebrae. Somos uma nação de mulheres empreendedoras. 

Datas comemorativas são sempre importantes para trazer a luz debates importantes. E a Semente, enquanto empresa de aprendizagem empreendedora que tem como objetivo distribuir a capacidade de inovação e assim contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, está sempre produzindo conteúdos e estudos sobre o universo do empreender também sob a ótica do feminino.  

Separamos aqui diversos conteúdos para ajudar você a mergulhar nos diferentes significados da mulher empreendedora.

Pesquisas comprovam que o empreender apresenta desafios diferente quando analisamos por uma perspectiva de gênero. 

As barreiras vão desde a falta de tempo para conciliar trabalho, tarefas domésticas e cuidados com familiares (crianças ou idosos), preconceito, falta de acesso à tecnologia, acesso a conhecimento, redes e investidores entre outras. 

Esses e outros apontamentos você encontra no post 4 desafios a considerar ao apoiar mulheres empreendedoras no Brasil segundo estudo da ANDE”.

Ainda sobre inovação, mulheres e empreendedorismo vamos relembrar um  bate papo inspirador sobre cenário de crise, boas práticas de mercado, iniciativas para melhorar a realidade atual, gestão de equipes lideradas por mulheres, ocupação dos espaços e empoderamento? Para isso trouxemos episódio #18 do Impactacast com o tema Inovação, mulheres e empreendedorismo .

A participação feminina  no desenvolvimento econômico brasileiro cresce significativamente a cada ano. E o perfil dos negócios mostram elas também estão preocupadas com o impacto social que podem promover na sociedade. Foi pensando nesse impacto que desenvolvemos o post  Empreendedorismo feminino de impacto.

Para muitas mulheres o empreender preenche a lacuna existente no mercado de trabalho. Estudos apontam que, no Brasil, entre os principais motivos para que as mulheres abram um negócio é a necessidade de conciliar vida pessoal e carreira, principalmente pós maternidade. Esse foi o tema no do postMaternidade e mercado de trabalho: por que esta deve ser uma pauta de inclusão nas empresas?” 

Temos a oportunidade de acompanhar mulheres incríveis através dos programas que atuamos, de todas as regiões do Brasil, de muitas etnias e contextos sociais. No dia de hoje queremos celebrar com toda a nossa rede empreendedora! Celebrar, agradecer e deixar um recado simples e poderoso: juntas somos mais fortes, você não está sozinha.

Josy Santos

Josy Santos

Formada em administração, mestranda em Empreendedorismo e Negócios pelo BRITO Instituto. É especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade e inovação. Possui vivências em liderança de projetos com foco em empreendedorismo, em especial o feminino e periférico, desde 2015. Atua como gestora de projetos de empreendedorismo feminino (SEBRAE SC e ENGIE, no programa Mulheres do Nosso Bairro) e consultora de inovação social e facilitadora de workshops e oficinas (DELAS e VAI TEC). Possui especialização em diversidade e inovação.

1 comentário em “Dia do empreendedorismo feminino”

  1. Pingback: Liderança feminina na inovação: por que transformar negócios e realidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *