Dia do Empreendedorismo Feminino

Sumário

No dia mundial do empreendedorismo feminino, queremos celebrar com essas mulheres que seguem superando desafios, preconceitos e gerando impacto positivo no mundo por meio dos seus negócios.

Seja por necessidade ou por oportunidade, o empreendedorismo feminino é hoje uma das maiores forças da economia brasileira, segundo o estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae em 2019.

Uma nação de mulheres empreendedoras

Datas comemorativas são sempre importantes para trazer à luz debates importantes. E a Semente, enquanto empresa de aprendizagem empreendedora, que tem como objetivo distribuir a capacidade de inovação e assim contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, está sempre produzindo conteúdos e estudos sobre o universo do empreender também sob a ótica do feminino.  

Separamos aqui diversos conteúdos para ajudar você a mergulhar nos diferentes significados da mulher empreendedora.

Vemos uma mulher negra, sentada à mesa junto de um notebook. Com um semblante determinado, ela olha para a o lado direito do que é possível ver alguns prédios (imagem ilustrativa). Texto: empreendedorismo feminino.

Desafios do empreendedorismo feminino

Pesquisas comprovam que o empreender apresenta desafios diferente quando analisamos por uma perspectiva de gênero. 

As barreiras vão desde a falta de tempo para conciliar trabalho, tarefas domésticas e cuidados com familiares (crianças ou idosos), preconceito, falta de acesso à tecnologia, acesso a conhecimento, redes e investidores entre outras. 

Esses e outros apontamentos você encontra no post 4 desafios a considerar ao apoiar mulheres empreendedoras no Brasil segundo estudo da ANDE”.

Ainda sobre inovação, mulheres e empreendedorismo vamos relembrar um  bate papo inspirador sobre cenário de crise, boas práticas de mercado, iniciativas para melhorar a realidade atual, gestão de equipes lideradas por mulheres, ocupação dos espaços e empoderamento? Para isso trouxemos episódio #18 do Impactacast com o tema Inovação, mulheres e empreendedorismo .

A participação feminina  no desenvolvimento econômico brasileiro cresce significativamente a cada ano. E o perfil dos negócios mostram elas também estão preocupadas com o impacto social que podem promover na sociedade. Foi pensando nesse impacto que desenvolvemos o post  Empreendedorismo feminino de impacto.

Para muitas mulheres o empreender preenche a lacuna existente no mercado de trabalho. Estudos apontam que, no Brasil, entre os principais motivos para que as mulheres abram um negócio está a necessidade. Seja de conciliar vida pessoal e carreira, principalmente pós maternidade. Esse foi o tema no do postMaternidade e mercado de trabalho: por que esta deve ser uma pauta de inclusão nas empresas?” 

Juntas somo mais fortes!

Temos a oportunidade de acompanhar mulheres incríveis através dos programas que atuamos, de todas as regiões do Brasil, de muitas etnias e contextos sociais. No dia de hoje queremos celebrar com toda a nossa rede empreendedora! Celebrar, agradecer e deixar um recado simples e poderoso: você não está sozinha.

Josy Santos
Josy Santos
Atua como líder da unidade de negócios Mulheres e Inovação na Semente. Especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade, equidade e inclusão, inovação e responsabilidade social corporativa. Já atuou no programa Shell Iniciativa Jovem, foi mentora do Startup Weekend edição Impacto Vix e Women Nacional e speaker no South Summit 2023, em Porto Alegre. Voluntária na diretoria de Diversidade ABRH-ES. Foi reconhecida pelo prêmio Ser Humano com a pesquisa Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas Voltadas para Mulheres no Estado do Espírito Santo. Escreveu sobre a temática diversidade, empreendedorismo e lideranças femininas para o Estadão, Exame, A Gazeta, entre outros. É administradora, mestranda em Empreendedorismo e Negócios pelo BRITO Instituto, tem certificado em Gestão Integrada ESG pela PUC-RJ, em Gestão da Diversidade e Inclusão pelo Instituto Ethos, e em Elaboração e Implementação de Programas de Responsabilidade Social Corporativa pela PUC-RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *