Mapa Mental: o que é e como fazer?

Sumário

Mapa mental pode auxiliar tanto na memorização como na organização das ideias. 


O que é um mapa mental?

É a organização das ideias de forma visual, simples e lógica, semelhante à um diagrama. Normalmente começa com um elemento central em uma folha em branco ou alguma ferramenta onde possamos organizar as ideias, e a partir desta, são ramificados subtópicos do tema através de linhas que se conectam e demonstram as inter-relações. 

A metodologia do mapa mental foi criada por Anthony Peter Buzan, conhecido como Tony Buzan, autor do livro “Mapas Mentais” e um dos maiores estudiosos do cérebro humano, memória e aprendizagem

PS.: recomendamos a elaboração do mapa mental à mão pois facilita o processo de aprendizagem, embora o próprio Tony tenha desenvolvido uma solução para criação de mapas mentais online.

Mapas mentais são ricos para geração de ideias e resolução de problemas, eles mostram externamente o que ocorre dentro da nossa cabeça. 

Partindo da ideia central constroem-se ramificações secundárias, terciárias e assim por diante, em todas as direções. As ramificações são curvas, pois demonstram a flexibilidade da organização.

As curvas são orgânicas e livres, apesar de estruturadas e uniformes, sendo reflexos da forma como o cérebro funciona. 

Segundo Peter, o cérebro se organiza por imaginação e associação, por isso as listas na opinião dele, são contraproducentes, pois não existe associação entre os elementos e consequentemente conexões, memória e pensamentos. 

Em cada ramificação é adicionada uma  palavra, pois uma única palavra permite mais ramificações, liberdade, criatividade e clareza. Seguindo esta palavra as novas ramificações devem conter novas palavras de forma que uma fique próxima da outra. 

Cores e imagens devem ser utilizadas em associação, esses elementos auxiliam na memorização. Cada palavra-chave, pode conter uma imagem chave que vale por muitas palavras. 

Segundo Tony, grandes gênios como Leonardo da Vinci, Darwin e Beethoven, usavam imagens e associações, semelhantes à mapas mentais. 


Problemas das organizações em listas: 

– Excesso de palavras;

– Falta de conexões;

– Ausência de visão do todo;

 – Apenas palavras (utilização apenas do lado direito do cérebro).

Ou seja, o mapa mental resolve diversos desses problemas, quanto mais elementos utilizarmos mais fácil o entendimento. Imagens, cores e palavras sucintas, permitem a utilização dos dois lados do cérebro e facilitam a atenção.

Todas as pessoas possuem uma propensão natural à criação de mapas mentais, pois eles funcionam da mesma forma que o cérebro, através de ligações e sinapses, utilizando o lado do cérebro que usa a imaginação com o lado cria as associações.



Como Mapas Mentais podem ajudar: 

– Desenvolvimento de ideias; 

– Resolução de problemas;  

– Concentração;;

– Organização dos pensamentos; 

– Memória; 

– Visão do todo; 

– Planejamento;

– Comunicação.



Passos para criação de um Mapa Mental

  1. Comece do centro com uma palavra e uma imagem, isso permite seguir em todas as direções livremente;
  2. Use imagens: uma imagem representa mil palavras;
  3. Use cores em todo mapa mental: estimulam a mente e evitam o tédio;
  4. Ligue os ramos principais à imagem do centro, e os ramos secundários aosos primários e assim por diante, todas as ideias devem estar conectadas de alguma forma;
  5. Desenhem linhas curvas, elas evitam o tédio do cérebro e mostram a flexibilidade das conexões;
  6. Use apenas uma palavra chave por linha, pois elas dão força ao mapa e para cada uma escolha uma imagem correspondente para reforçar a ideia.

Mapas Mentais são ótimos em diversos cenários, mas são especialmente úteis no brainstorming, pois potencializam nossas capacidades de associações e a criatividade.  

Na Semente Negócios utilizamos o Mapa Mental principalmente no estágio Explorar do Caminho Empreendedor (nossa metodologia própria para desenvolvimento de negócios inovadores), onde após uma rodada de pesquisas exploratórias utilizamos a ferramenta para organização das ideias e aprendizados obtidos.

Espero que neste post tenha ajudado você na criação dos seus mapas mentais, e caso você tenha um negócio inovador ou deseja começar a empreender um, não deixe de conhecer a nossa metodologia e se inscrever em um dos nossos programas.


Semente Negócios

Semente Negócios

A Semente é uma empresa de educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade, desenhando e executando projetos customizados em três frentes: Programas de Empreendedorismo e Aceleração; Projetos de Inovação Corporativa; e Programas de Desenvolvimento Territorial. Em 10 anos promovendo prosperidade por meio da inovação, a Semente já atuou no Brasil e outros nove países apoiando mais de duas mil empresas tais como Vale, Natura, Mercur, Sebrae, Senac, Vivo, BB Seguros, entre outros.

1 comentário em “Mapa Mental: o que é e como fazer?”

  1. Gostei da síntese de Mapas Mentais, uso nas minhas atividades cotidianas e como Metodologia do trabalho com meus alunos.
    Também fiquei curiosa quanto a Semente enquanto empresa de educação empreendedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *