Mapeamento de mercado: entenda o que é e como aplicá-lo a negócios inovadores

Sumário

Uma das principais barreiras para empreender com negócios inovadores são os riscos. Essa é uma preocupação real e válida, mas gerenciável. Não é necessário – nem recomendado – simplesmente mergulhar em um oceano de incertezas. O mapeamento de mercado pode ser utilizado como recurso para entender o contexto no qual um negócio está inserido e potenciais oportunidades de atuação.

Basicamente, o mapeamento de mercado é uma forma simples e visual de organização de dados sobre os principais elementos que compõem a cadeia de valor de um negócio. Assim, é possível ter uma visão ampla e interconectada de informações sobre a dinâmica de um determinado segmento. 

Como isso acontece na prática? Siga a leitura deste artigo porque vamos explicar os principais pontos!

O que caracteriza um mapeamento de mercado

A primeira questão a ser esclarecida é que um mapeamento de mercado não se restringe à análise de concorrência. Esse tipo de estudo contempla, no mínimo, três tópicos, que permitem visualizar o comportamento global de um setor ou nicho (o que depende da especificidade do problema que um negócio visa resolver).

Clientes

Informações sobre potenciais clientes podem abranger um entendimento do perfil (faixa etária, grau de escolaridade, profissão, renda, estado civil, dados demográficos, etc.), além de expectativas, desejos e frustrações. 

Concorrência

Quando se trata de negócios inovadores, primeiramente, é preciso compreender se existem concorrentes diretos e indiretos. Em caso positivo, a pesquisa deve incorporar dados sobre posicionamento e atuação dessas empresas no mercado analisado.

Fornecedores

Todos os tipos de negócio precisam interagir com atores que fornecem insumos para a entrega de valor acontecer. Esse tópico do mapeamento de mercado identifica quais são os fornecedores e parceiros estratégicos no segmento pesquisado, o que oferecem e como funcionam seus processos logísticos. 

Estruturação visual

A apresentação visual dos dados também é uma das particularidades do mapeamento de mercado. Primeiramente, a pesquisa deve ser feita com base em condições previamente definidas. Depois, os dados precisam ser distribuídos visualmente para análises posteriores.

Vamos dar um exemplo hipotético para ficar mais fácil de entender! Imagine que um negócio inovador deseja se inserir no mercado de cafeterias especiais, trabalhando exclusivamente com mulheres – desde as produtoras dos grãos até as baristas. A partir disso, a coleta de dados já fica bastante direcionada: clientes de cafeterias especiais, fornecedoras/parceiras mulheres e concorrentes que atuam nesse segmento específico.

Em termos visuais, o mapeamento de mercado mais tradicional apresenta quadrantes, nos quais são relacionados parâmetros – em uma representação muito parecida com a análise SWOT. No nosso exemplo, as variáveis poderiam ser alto/baixo interesse por café especial versus alta/baixa disponibilidade, inserindo os dados sobre clientes, concorrência e fornecedores em cada quadrante.

mapeamento de mercado

Além dessa configuração, os dados também já podem ser utilizados para o preenchimento de ferramentas de modelos de negócios inovadores, como o lean canvas e o business model canvas. Não é preciso, necessariamente, preencher o quadro inteiro do canvas, mas se concentrar em pontos considerados iniciais, como problema, proposta de valor e canais de aquisição. 

Etapas do mapeamento de mercado + ferramentas úteis

Depois desse apanhado geral, vamos entrar em detalhes no passo a passo de um mapeamento de mercado. No contexto de negócios inovadores, existe uma tendência de pular essa fase de pesquisa, com a ideia de acelerar o processo. Porém, quando se trata de gerenciamento de riscos, a coleta de informações tem o importante papel de reduzir o nível de incerteza que está atrelado ao empreendedorismo e à inovação. 

É claro que uma pesquisa de mercado exige investimento de recursos, principalmente tempo. Mas a principal vantagem de um mapeamento está na clareza de como está a situação do terreno onde se deseja pisar. A partir disso, torna-se muito mais fácil e efetivo desenhar uma proposta de valor para o negócio.

Confira a seguir quais são as principais etapas de um mapeamento de mercado e algumas ferramentas que vão ajudar na coleta de dados!

Defina as condições de pesquisa

Antes de começar um mapeamento de mercado, você já deve ter em mente qual problema o seu negócio buscará resolver. Esse problema será o fio condutor para definir as condições da sua pesquisa de mercado. Nessa etapa, o seu objetivo é dar um direcionamento para a coleta de dados que virá a seguir.

Os parâmetros para pesquisa podem ter relação com região geográfica, características do segmento e atributos da solução (produto ou serviço). Esses critérios variam bastante de negócio para negócio e delimitam a pesquisa de dados sobre clientes, concorrentes e fornecedores. 

Colete e organize os dados

Na etapa de coleta de dados, você pode optar por uma pesquisa primária (abordagem direta do mercado) ou pesquisa secundária (busca de dados já coletados, interna ou externamente). Para negócios inovadores, nem sempre as fontes secundárias são suficientes, o que exige a aplicação de técnicas primárias, como pesquisa exploratória e mapa de empatia. 

As pesquisas podem ser feitas com o apoio de uma vasta variedade de ferramentas on-line. A seguir você encontra algumas delas!

  • Google Trends: traz dados sobre volume de pesquisas relacionadas a determinados termos. É gratuita.
  • Google Keyword Planner: gratuita e acessível para perfis ativos no Google Ads. Tem funções de pesquisa de palavras-chave e concorrência.
  • SEM Rush: ferramenta paga que tem como foco dados sobre marketing digital. Pode-se usar para pesquisa de concorrência e de palavras-chave. 
  • Plataformas de tendências: existe uma grande variedade de opções, como McKinsey, Nielsen, Opinion Box, Future Today Institute, WGSN, Box 1824, Trend Watching, entre outras. Algumas informações ficam disponíveis gratuitamente – a maioria por meio de assinatura de planos.  
  • Institutos de pesquisa: é possível encontrar diversos de forma gratuita em institutos governamentais, como o IBGE e o Ipea

Com os dados coletados, o próximo passo é organizá-los na estrutura do mapeamento de mercado e preencher o quadro do canvas.

Analise as informações

Na última etapa de mapeamento de mercado, você utilizará os dados coletados para obter informações de valor para o seu negócio. Com a apresentação visual, você poderá analisar em quais condições o seu negócio terá mais chances de sucesso. Para isso, é importante observar o comportamento de toda a cadeia – se já existem soluções para o problema que o seu negócio quer resolver, como funcionam e o quanto elas atendem às necessidades reais das pessoas.

Análise de mercado e cenário

Compreender e atender às necessidades identificadas em relação ao cliente-alvo criará uma “atração de mercado” e o melhor caminho para negócios futuros vitoriosos. Parece redundância falar em entender as necessidades reais de mercado a serem atendidas, mas hoje não é mais suficiente ter uma ótima tecnologia desenvolvida, um forte poder de propriedade intelectual e uma talentosa equipe. É necessário entregar valor compartilhado para os clientes, gerar impacto positivo.

Veja a seguir um framework para a construção de uma análise estruturada.

Identificação de oportunidades: metodologia Caminho Empreendedor

A pesquisa de mercado faz parte do primeiro estágio da metodologia de inovação Caminho Empreendedor, desenvolvida pela Semente. Nessa etapa, que se refere ao início do desenvolvimento de um negócio, o objetivo é encontrar uma missão. Isso quer dizer que, ao final desse estágio, as pessoas empreendedoras terão clareza sobre qual solução e modelo de negócio apresentam mais potencial de resolver um problema real.

Uma das atividades do estágio Explorar é justamente fazer um mapeamento de mercado para responder algumas perguntas básicas e identificar oportunidades de atuação, o que resultará na formulação de hipóteses. Assim, no estágio seguinte (Engajar), começa a testagem de uma solução para entrega efetiva de valor para as pessoas.

Quer saber mais sobre o Caminho Empreendedor e como essa metodologia pode ajudar no desenvolvimento de negócios inovadores? Acesse o site da Semente!

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Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

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