Negócios de impacto social: exemplos para cada ODS

Sumário

Inovar é resolver problemas reais em ambientes com altos níveis de incerteza. Quando falamos de inovação social, esse conceito é aplicado à resolução de problemas sociais e ambientais. Neste artigo, você vai conhecer como funcionam negócios de impacto social com exemplos para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

De um lado, vivemos o salto tecnológico e científico. De outro, a consciência de viver em um mundo onde mais de 40% da população mundial vive sem saneamento básico. 

É nesse desequilíbrio que nasce o desejo de unir as duas pontas, usar o conhecimento e a tecnologia para beneficiar mais pessoas. Democratizar para garantir que todas tenham a oportunidade de ter acesso a uma vida digna e sustentável. É aí que entra a inovação social.

A pessoa empreendedora de negócios de impacto social e ambiental tem como atividade principal do negócio a intenção de resolver uma destas questões, dentro de uma operação superavitária.

A seguir, separamos exemplos de diversos negócios de impacto social que nasceram com o propósito de solucionar ou minimizar um problema da sociedade ou do meio ambiente, buscando o aumento do impacto de forma independente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Foi no ano 2000 que tivemos a primeira agenda dos países integrantes das Nações Unidas para melhorar a vida no planeta. O documento Objetivos de Desenvolvimento do Milênio incluía oito objetivos de combate à pobreza, a serem alcançados até o final de 2015. 

Durante esses 15 anos, verificamos muitos progressos mundo afora. E foi nesse mesmo ano de 2015 que tivemos um importante marco para os negócios de impacto social, cujos exemplos começaram a ficar mais evidentes. Nesse ínterim, uma nova e ambiciosa agenda de desenvolvimento pós-2015 foi assinada, contemplando ações para frear o aquecimento global e em prol do desenvolvimento sustentável.

Desse acordo global resultou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as chamadas ODS, com foco em 2030. Hoje, empreendedores do mundo inteiro buscam nessa agenda as principais dores mapeadas para poder investir em seus negócios, de acordo com a realidade local de cada um.



Exemplos de negócios de impacto social e ambiental

Vamos conhecer agora exemplos reais de pessoas empreendedoras que estão fazendo a diferença. Mas antes, é preciso destacar quais são os 17 pontos levantados por 193 países para acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e pela justiça e combater as mudanças climáticas. Veja:


exemplos de negócios de impacto social

Tendo as ODS em mente, conheça algumas empresas que já estão atuando em cada um dos objetivos mapeados: 

Erradicação da pobreza

O Banco Pérola é um exemplo de negócio de impacto social focado em eliminar a pobreza. A iniciativa concede crédito a taxas competitivas, em especial para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte, no interior de São Paulo. 

Para conceder o crédito, o banco entende o momento e o projeto do negócio e auxilia os empreendedores e as empreendedoras na melhor aplicação do dinheiro. E as taxas? Baixinhas, já que o nível de inadimplência é muito menor do que em qualquer banco tradicional.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Aqui trazemos o exemplo de negócio de impacto social do SUMÁ, que participou do programa de desenvolvimento de negócios de impacto social e ambiental promovido pelo Sebrae de Santa Catarina e rodado pela Semente. É uma plataforma de comercialização justa da agricultura familiar que conecta diretamente agricultores qualificados com compradores frequentes de alimentos orgânicos. 

O Sumá atua na capacitação do agricultor familiar apoiando o seu desenvolvimento e o alinhando às exigências dos compradores regulares de alimentos. Além disso, contribui com informações reais do campo para o comprador elaborar seus cardápios de acordo com os planos de produção locais e em sintonia com a sazonalidade dos produtos.

Boa saúde e bem-estar

O Dr.Consulta é o exemplo mais frequente nesta ODS por ser uma rede de clínicas médicas que inovou no setor da saúde. Em um país onde o acesso à saúde pode ser caro, difícil ou demorado para parte da população, este negócio de impacto social veio para ajudar a salvar vidas com um novo jeito de cuidar da saúde. É por meio de uma gestão eficiente que os empreendedores prometem um serviço de saúde mais rápido do que o encontrado no serviço público, além de mais barato que o privado.

O Garatéa, que nasceu na periferia de São Paulo e participou do VaiTec, o programa de aceleração de negócios de impacto da periferia, que tem a Semente como parceira técnica, tem como proposta de valor garantir o atendimento emergencial mais rápido. A partir de uma plataforma digital, eles conectam pessoas capacitadas em primeiros socorros por proximidade.

Educação de Qualidade

Essa é uma das ODS que tem a maior quantidade de exemplos práticos de empresas que estão mudando a realidade do ensino no país por meio de negócios de impacto social. As edtechs têm crescido no Brasil, olhando cada vez mais para a mudança que podem promover no país.  

A Mettzer, plataforma voltada para o ensino superior, tem como objetivo democratizar a educação por meio da pesquisa acadêmica. Com uma plataforma de gestão da pesquisa, desde a busca de editais ao gerenciamento do recurso e da pesquisa, chegando ao editor em que o estudante e pesquisador escrevem direto nas normas ABNT, a edtech busca o aumento da inovação no país.

Já a Me Salva! nasceu em 2012 com um metodologia de ensino baseada no conceito de estudante para estudante, para aproximar o conteúdo do indivíduo. Com aulas online e exercícios, a startup social serve como reforço escolar para o ensino médio e superior com preços acessíveis. 

A Semente apoiou a Me Salva! no início da sua trajetória por meio do programa Start-Ed da Fundação Lemann. Além deles, também demos suporte a soluções como a Agenda Edu, um aplicativo escolar que gerencia a comunicação entre a escola e a família de uma forma clara e segura. No VaiTec, atendemos a PLT4way, que dá aulas de inglês para jovens e adultos da periferia.

Igualdade de Gênero

A quinta ODS trata sobre igualdade de gênero, um assunto que está em destaque hoje, mas que ainda tem muito campo a ser trabalhado. 

A desigualdade aparece inclusive no número de negócios de impacto social comandados por mulheres. Somente 15% das startups foram fundadas por elas. Um estudo da Thomson Reuters Foundation ranqueou o Brasil, entre outros 44 países, como o pior lugar para ser uma empreendedora social! A interpretação do relatório é a de que esse fato reflete as desigualdades da economia brasileira como um todo.

Alinhada com essa agenda, Ligia Moreiras Sena, parceira de caminhada da Semente, comanda a Cientista Que Virou Mãe. A plataforma de conteúdo é independente e feito por mulheres mães e para mulheres, contra a desigualdade de gênero e em prol da infância. 

Outro exemplo vindo do VaiTec é o da Silvana Trucss, mulher transexual que inovou em um segmento que poucos olham ao resolver um problema da comunidade trans. Por meio de uma confecção pensada para o segmento, Silvana exclui fitas adesivas e colas que antes violentavam o corpo.

No impactcast, o podcast de impacto da Semente, tem uma temporada inteira dedicada a inovação social e a diversidade para você ouvir! Clique aqui para acessá-la. 

Água Potável e Saneamento

Nesta ODS, entram negócios de impacto social como a Carborroz, que foi premiada na categoria ideia inovadora de 2017 da chamada de Casos Incluir, iniciativa do Sebrae e Pnud para projetos alinhados com o objetivo da ONU. O Carborroz inova ao transformar a cinza da queima da casca do arroz em carvão ativado de baixo custo para tratamento de água e esgoto. E essa medida acaba contribuindo para resolver a falta de Saneamento Básico no Brasil.

Já a Stattus4 monitora as redes de abastecimento em tempo real, maximizando as chances de detectar vazamentos de água na rede pública. 

Energia acessível e limpa

Em energia acessível e limpa, ainda temos um grande caminho pela frente para otimizarmos os recursos usados no nosso país. Tendo uma geração de energia predominantemente de hidrelétricas, pequenas soluções que otimizam o uso e outras que transferem essa produção para linhas limpas começam a aparecer com mais força. Como a Fractal Meio Ambiente, empresa que facilita o processo de implementação de usinas fotovoltaicas. 

Do mesmo modo, outro negócio de impacto social nesta área é a Litro de Luz, que leva luz até comunidades que não possuem acesso à energia elétrica. Com uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, a empresa dá acesso a energia por meio da reutilização de garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED.

Trabalho decente e Crescimento econômico

Ao acessar a página da ONU, é possível ver os principais campos de atuação dentro de cada objetivo. Nesta ODS, por exemplo, há dez resoluções para promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas e todos.

Um desses pontos fala sobre alcançar trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, além de remuneração igual para trabalho de igual valor. Destacamos dois negócios de impacto social relacionados ao objetivo. 

O Clube da Preta fomenta o afroempreendedorismo através de um clube de assinaturas. Por sua vez, a empresa Egalitê, está alinhada a esse ponto ao realizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de um banco automatizado de Recursos Humanos (RH). Além disso, eles desenvolveram um portal de educação onde as pessoas com deficiência recebem cursos gratuitos que as ajudam a entrar no mercado de trabalho.

exemplos de negócios de impacto social
Foto: divulgação Egalitê

Indústria, Inovação e Infraestrutura

Um bom exemplo de negócio de impacto social desta ODS é a Wayfi, do Rio de Janeiro. Em um país onde 35% da população da baixa renda não possui acesso à internet, essa startup apresenta uma solução para o acesso gratuito à rede em comunidades.

Redução das desigualdades

No contexto brasileiro, reduzir as desigualdades é dar acesso a mais de 60% da população brasileira a direitos básicos como educação, proteção social, moradia adequada e saneamento básico.

Segundo pesquisa do World Inequality Report, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, desde 1980, 1% da população mais rica do mundo conquistou duas vezes mais do que os 50% mais pobres. 

Dessa forma, um exemplo de negócio de impacto social que está atuando nesta ODS é a Central do Consignado. Trata-se de um portal que compara produtos financeiros para facilitar a vida de quem precisa de um empréstimo. Além disso, atua capacitando pessoas sobre educação financeira.

Já a Signa, participante do Acelera.inovação social, programa de preparação para captação de investimento de negócios de impacto da Semente, é uma plataforma de cursos para surdos em libras.

Outro exemplo é o HandTalk, que é uma solução que traduz sites para a língua de sinais para incluir pessoas surdas. Você pode ver como funciona clicando na mãozinha aqui no canto do esquerda do site da Semente!

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Há vários exemplos de negócios de impacto social muitos bacanas neste tópico, como Meu Copo Eco, Silo Verde, Wee.do e Vivenda.

O primeiro, que tomou conta do país em eventos, estádios e festas por aí é uma solução para diminuir a quantidade de lixo gerado. Acompanhamos a Meu Copo Eco desde o início na Semente, quando substituir os copos descartáveis por reutilizáveis estava em MVP! A empresa já evitou que mais de oito milhões de copos plásticos fossem para o lixo. É uma solução simples que está mudando a forma como os eventos são pensados e produzidos.

Outro exemplo é o Silo Verde, uma solução simples para armazenamento de grãos feito com garrafas pet, focado em pequenos e médios agricultores. Já a Weee.do sai do campo e trabalha com um dos grandes problemas da nossa era tecnológica: o lixo eletrônico. Adotando logística reversa, a empresa garante a destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletroeletrônicos.

Por último, temos o Programa Vivenda, uma empresa que reforma a casa de pessoas de baixa renda em até 15 dias com parcelas de acordo com a realidade do morador.

Consumo e Produção Responsáveis

O programa ACELERA.inovação social apoiou mais de um negócio de impacto sócio-ambiental dessa ODS. A Almazonia, por exemplo, conecta a biodiversidade brasileira com o consumo consciente e sustentável ao levar para o mundo produtos nativos da floresta amazônica como brinquedos e biojóias. Além da produção responsável, há a valorização da produção local comunitária, realizando o manejo responsável da floresta.

Já a Teçume da Floresta, nasceu da união de mulheres artesãs de um município do interior do Amazonas, que valorizam e contam suas histórias por meio da criação de peças autorais e sustentáveis que homenageiam a mata, a fauna, os frutos, os rios e a força feminina da Amazônia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Teçume da Floresta (@tecumedafloresta) em

Ação contra a mudança global do clima

A posição 13 das ODS busca, principalmente, reduzir o impacto e alertar sobre a mudança do clima. Nesse sentido, o Brasil Ozônio fabrica equipamentos que eliminam vírus e bactérias da água, de alimentos e do ar. Essa iniciativa acaba anulando a necessidade da utilização de outras soluções de base química. 

Vida na água

O Instituto Ecofaxina faz mutirões de limpezas do oceano além de monitorar os ecossistemas costeiros. Essas medidas têm como objetivo de recuperar áreas degradadas de mangue e a contenção do plástico descartado por favelas de palafitas no estuário de Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo.

Vida Terrestre 

Do mar para a floresta, vamos falar agora sobre a décima quinta ODS. Essa que busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade. 

Nesse sentido, o Desafio Conexsus é um projeto que busca desenvolver empreendimentos comunitários mais estruturados e rentáveis, com cadeias produtivas justas e sustentáveis. A Semente é parceira técnica da iniciativa. 

Um dos negócios de impacto social participantes é a Coomflona, um projeto modelo de manejo florestal comunitário em caráter empresarial, que tem como carro-chefe o manejo sustentável de toras da Floresta do Tapajós.

Paz, Justiça e Instituições eficazes 

Nesse ponto, temos um exemplo de negócio de impacto social bem recente, mas que já alçou voos enormes em direção à inovação e melhoria dos serviços públicos. A Wegov é a iniciativa de um casal de empreendedores que viu na falta de incentivo pela união e engajamento de servidores públicos uma oportunidade. O objetivo de Gabriela e André Tamura é um só: mudar o serviço público brasileiro, fomentando pensamentos inovadores. Isso acontece palestras, workshops e cursos para ensinar aos servidores uma nova forma de pensar.

Do mesmo modo, outra iniciativa que está ao lado da população na busca por serviços públicos eficientes é a Operação Serenata de Amor. Essa iniciativa utiliza inteligência artificial para o controle social da administração pública.

Por lei, os parlamentares podem pedir até 44 mil reais por mês de volta com gastos com alimentação, moradia e deslocamento. Mas já imaginou fazer uma refeição de seis mil reais? Ou 13 refeições substanciais no mesmo dia? Imagina que sonho ser reembolsado pela bebida alcoólica tomada em Las Vegas? A Serenata atua na fiscalização dos gastos públicos e compartilha as informações de forma acessível a qualquer pessoa.

Parcerias e Meios de implementação

Esta ODS trata de “finanças, tecnologia, capacitação, comércio e questões sistêmicas que fortalecem os meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Nesse sentido, a Movva usa soluções mobile de baixo custo para aprimorar políticas públicas e iniciativas de impacto social. Um exemplo de aplicação foi o projeto que usou mensagens de voz automáticas e mensagens de texto para conseguir, de forma rápida barata, fazer uma pesquisa que mostrava a eficácia de um serviço de distribuição de leite para moradores de baixa renda do Rio Grande do Norte. Em três semanas, foi possível concluir que o sistema era ineficaz, ajudando o governo a redesenhá-lo.


Por que investir na responsabilidade social?

Por fim, vimos nos exemplos listados acima que apoiar negócios de impacto social é investir na responsabilidade social, que combate o trabalho escravo, forçado ou infantil. 

Também é prestar atenção em toda a cadeia produtiva, dos fornecedores aos consumidores. Além disso, é cuidar do impacto ambiental que o negócio terá no planeta e levar em consideração sempre o trabalho em rede, buscando parcerias para fortalecer a mudança de uma realidade.

Essas são todas iniciativas brasileiras que já começaram a mudar realidades no país. Qual delas mais chamou a sua atenção e em qual área você gostaria de atuar?


Alline Goulart
Alline Goulart
Sócia-diretora na Semente Negócios, atua apoiando a organização no desenho e estruturação da estratégia de crescimento a partir de inovação que valoriza a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *