Caminho Empreendedor: conheça a metodologia para negócios inovadores

Sumário

O Caminho Empreendedor é a metodologia própria desenvolvida pela Semente Negócios aplicada à negócios inovadores.

Nesse texto você irá conhecer a história da Semente, como desenhamos o Caminho Empreendedor e aplicamos em milhares de empreendedores e empreendedoras. Passaremos por:

  • O histórica das metodologias de Inovação
  • O ecossistema brasileiro
  • Os estágios do Caminho Empreendedor

Vamos lá?

Metodologias de Inovação

Nos últimos anos, as metodologias utilizadas para ensinar inovação e novos negócios mudaram radicalmente.

As abordagens enxuta (lean) e ágil (agile), que permeavam o mundo do desenvolvimento de software e da gestão de projetos, invadiram o mundo dos negócios.

Hoje já é ensinado o Business Model Canvas e metodologias de desenvolvimento de clientes nos MBA’s das grandes escolas de negócio, com mais profundidade do que se ensina planos de negócio.

Mas, até poucos anos atrás, quando começamos a Semente, o quadro era bem diferente.

As principais metodologias que influenciam essa transformação, o Customer Development e o Lean Startup, foram desenvolvidas por práticas do empreendedorismo.

Steve Blank, criador do Customer Development, deu início ao movimento com a publicação, em 2005, do livro The Four Steps to the Epiphany, onde analisava os quatro passos pelos quais todas as empresas inovadoras passam antes de se tornarem de fato empresas.

Steve Blank é um empreendedor em série que fundou 8 empresas de tecnologia nos setores de semicondutores, computadores, games e sistemas para defesa, boa parte delas bem sucedida.

A principal: E.piphany, uma empresa de CRM criada no meio da bolha da internet, teve IPO avaliada em mais de US$1 bilhão.

Sua metodologia prega o desenvolvimento de negócios e produtos inovadores junto aos clientes como maneira de reduzir os riscos de mercado e fornecer um passo-a-passo de como empresas de tecnologia podem passar por esses estágios.

Eric Ries, criador do livro e movimento Lean Startup, um dos alunos e discípulos de Blank, fundou a IMVU, uma mistura de rede social e jogo online no estilo Second Life, fundada em 2004 e que em 2011 faturava US$40 milhões.

Sua metodologia e filosofia partem do princípio de utilizar da melhor forma possível os recursos escassos de uma startup por meio de repetidos testes com os clientes sobre hipóteses e questões de produto e mercado que geram aprendizados validados.

Para mais informações sobre as metodologias, vale a pena ler o excelente artigo da Harvard Business Review sobre o assunto: Why the Lean Startup Changes Everything.

A título de curiosidade, enquanto Blank teve mais sucesso em suas empresas, Ries alcançou mais pessoas com seu livro.

Tanto a metodologia de Blank quanto de Ries hoje formam a base da suíte de ferramentas empreendedoras e inovadoras de qualquer setor, desde negócios de tecnologia até negócios sociais.

Centenas de ferramentas de modelagem de negócios, como Business Model Canvas e Lean Canvas; de validação de mercado, como o Validation Board, e de desenvolvimento de produtos também surgiram nos últimos anos acompanhando o crescimento dessas duas grandes filosofias.

Boa parte delas surgiu nos Estados Unidos, em especial no ecossistema de empreendedorismo do Vale do Silício. Um ambiente próspero e único e que tem criado boa parte das grandes inovações mundiais em tecnologia dos últimos 50 anos.

No Brasil, o ensino de empreendedorismo também tem sido transformado.

As principais competições de empreendedorismo universitário do país já utilizam ferramentas de lean startup. E o modelo de aceleradoras de startups foi importado em 2011 diretamente para o Brasil.

A Semente teve papel importante nessa transformação, tendo realizado o primeiro curso de Lean Startup do país em outubro de 2011.

Em parceria com incubadoras, parques tecnológicos e as três maiores universidades da região sul do país, além de diversos programas com o Sebrae em 12 estados, inserimos essas metodologias no dia a dia de muitos empreendedores e empreendedoras.

Entre 2011 e 2022, a Semente impactou mais de 30 mil pessoas empreendedoras, entre startups e empresas, ensinando esses conceitos.

O ecossistema brasileiro

Mas, a realidade brasileira é bem diferente da americana.

O ecossistema empreendedor brasileiro e suas comunidades de startups tem características próprias e diferentes níveis de maturidade:

  • O mercado brasileiro é muito mais fechado: a cultura de muitos empresários brasileiros ainda possui memórias dos tempos de reservas de mercado, onde inovar não era uma prioridade, mas sim uma cultura de eficiência, onde o foco é cortar custos e aumentar a margem.
  • A cultura de tomada de risco é baixa: o país possui uma economia instável que deixa os mercados retraídos e os juros altos.
  • Boa parte dos grandes negócios no Brasil são dependentes de relacionamentos: relações institucionais e governamentais são fundamentais para as principais cadeias de valor brasileiras (alimentos e bebidas, siderurgia, mineração, petróleo e gás, construção civil, etc.), tornando mais difícil o surgimento de desafios nestes mercados.
  • A maturidade tecnológica de empresas e pessoas ainda é bastante inferior: a adesão de canais de vendas online, distribuição digital de produtos e serviços e internet móvel, por exemplo, embora crescente, ainda é limitada no país.
  • O mercado de investimento de risco no Brasil é pouco maduro: a cultura financista e a ainda forte participação de investidores ligados ao governo torna o mercado avesso a investir em empresas sem uma promessa consistente de gerar fluxo de caixa positivo em curto prazo.

Mesmo com essas dificuldades, o mercado brasileiro criou cedo alguns cases de empresas inovadoras com alta capacidade de escala, como Buscapé, Movile e Terra.

Na segunda onda vieram Conta Azul, Easy Taxi, Hotmart. E, mais recentemente, os primeiros unicórnios brasileiros: 99, Nubank, iFood, Stone, Arco e Gympass. Além de várias outras estrelas que estão surgindo.

A partir da experiência de aplicar, ensinar e estressar as metodologias de Lean Startup e Customer Development, chegamos a algumas conclusões:

  • As metodologias que utilizamos são criadas para o mercado americano ou europeu: muitas vezes nos deparamos com adaptações para contemplar as necessidades dos empreendedores brasileiros. Nenhuma das metodologias de novos negócios foi criada em e para mercados emergentes.
  • Difícil de aplicar: a metodologia do Customer Development é muito bem detalhada porém muito complexa para ser compreendida e ensinada a uma pessoa empreendedora iniciante, especialmente com perfil técnico. Já a metodologia de Lean Startup é mais uma filosofia, com poucos exemplos de como aplicá-la no dia a dia de uma pessoa empreendedora.

Por isso, decidimos criar uma metodologia própria. Baseada nos conhecimentos criados em mercados mais maduros como EUA e Europa, para descrever a jornada dos empreendedores e empreendedoras de uma maneira que fosse simples, objetiva e facilitasse o nosso propósito de revolucionar a educação empreendedora no país.

Foi assim que surgiu o Caminho Empreendedor. O Caminho é uma metodologia própria da Semente de desenvolver negócios inovadores a partir da nossa experiência. O método mostra, na prática, o passo a passo da vida da pessoa empreendedora ao tentar desenvolver um negócio inovador, que:

  • Auxilia a identificar o momento que o negócio está;
  • Explora quais são os principais desafios relativos ao desenvolvimento do negócio;
  • Fornece ações sobre como a pessoa empreendedora deve proceder para realizar cada etapa com qualidade e assim minimizar os riscos ao longo de todo o processo.

O nosso objetivo é orientar qualquer negócio inovador a se tornar uma empresa inovadora. Ou seja, um negócio que tenha criado um produto baseado em um problema real.

Estágios do Caminho Empreendedor

O Caminho Empreendedor possui 6 estágios que caracterizam o desafio em cada etapa do desenvolvimento de um negócio inovador:

Explorar

Fase de exploração de oportunidades. Aqui as pessoas empreendedoras estão aprendendo com possíveis clientes e buscando um modelo de negócio que faça sentido e possa ser testado.

Engajar

Nesta fase, as pessoas empreendedoras estão em fase de engajamento de um determinado público, a fim de validar se há um número significativo de pessoas interessadas na proposta de valor e conhecê-las para definir seu posicionamento.

Entregar

Foco em entregar minimamente valor ao público-alvo, buscando resolver o problema da forma mais simples possível e verificar se as pessoas estão dispostas a pagar para resolvê-lo.

Vender

Neste estágio, as pessoas empreendedoras estão em fase de comprovar se há um potencial negócio em suas mãos, e deverão validar um mercado suficientemente grande que sustente a demanda necessária para fechar a conta do produto ou solução.

Crescer

Fase de crescimento, pois já possui um bom faturamento e encontrou um padrão de venda, mas deve comprovar que há caminhos claros de replicar seu modelo e atingir resultados muito maiores.

Estruturar

Por fim, o negócio já pode ser considerado uma empresa pois já possui um ciclo definido de vendas num mercado já consolidado e por isso deve-se atentar em solidificar os seus processos e sustentar sua estrutura.

Empreender não é um processo linear

Para cada um desses estágios existem atividades específicas a serem realizadas, com conteúdos a serem apropriados e aprendidos para que se execute estas tarefas com a qualidade adequada.

Ao realizar todas as atividades, o empreendedor ou a empreendedora conseguirá atingir o marco do estágio, que é o gatilho de passagem para o próximo estágio.

Ao atingir os marcos, não necessariamente a pessoa empreendedora deve voltar para os estágios anteriores. Muito pelo contrário, empreender não é um processo linear ou um jogo de fases.

Na verdade, os estágios são cumulativos, e a medida que a pessoa empreendedora vai amadurecendo o seu negócio e passando de estágios, ele deve continuar atento às atividades anteriores e constantemente deve rever suas conclusões.

Esta metodologia é aplicada em todos os programas desenhados pela Semente, o que facilita desenvolvermos um programa preciso, eficiente e claro, que realmente seja relevante no desenvolvimento das pessoas empreendedoras e seus negócios.


Texto escrito por Mauricio Vidor, ex-sócio da Semente Negócios.

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

3 comentários em “Caminho Empreendedor: conheça a metodologia para negócios inovadores”

    1. Mateus Kalé Mattje Olmi

      Muito bom. Gostaria de poder identificar bem se as atividades necessárias foram bem executadas pra poder avançar pro próximo estágio. As vezes penso que sim. Mas seria melhor uma observação de alguem que entende melhor do assunto.

      1. Legal, Mateus! Participar de programas de aceleração e grupos de pessoas empreendedoras pode lhe ajudar nesse quesito. Acompanha a gente que vamos atualizando sobre os novos programas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *