SEMENTE & VALE APRESENTAM

Projeto Horizonte

Capacitando Pessoas e Negócios para melhorar vidas

O Projeto Horizonte proporciona capacitação empreendedora, consultoria e aporte financeiro visando a prosperidade de negócios e melhorias de vidas nas regiões de Itabirito, Barão de Cocais, Macacos, Antônio Pereira, Engenheiro Correia e em quatro territórios de Santa Bárbara: André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos.

Construído em três etapas, o Projeto Horizonte está no momento de pré-aceleração de 79 negócios das localidades selecionadas para o programa.

Conheça o Projeto Horizonte

O Projeto Horizonte é uma iniciativa Vale em parceria com a Semente Negócios, desenhada para contribuir com a diversificação de economias e busca de soluções para os principais desafios vivenciados pelas localidades mineiras de Itabirito, Barão de Cocais, Macacos, Antônio Pereira, Engenho Correia, e outros quatro territórios de Santa Bárbara: André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos.

A proposta do Projeto é apoiar e capacitar moradores na abertura e na transição de empreendimentos para a lógica de negócios com propósito. Entendemos por negócios com propósito aqueles que buscam trazer impactos sociais e ambientais positivos, além de gerar lucros para os empreendedores. Com eles em ação todo o ecossistema é mais próspero: os empreendedores, as comunidades e a sociedade.

Por isso, apostar em negócios com propósito tem relação direta com a essência do Projeto Horizonte, que se dedica a contribuir para o desenvolvimento ao longo prazo de ecossistemas de inovação social, gerando prosperidade, diversificação econômica e sustentabilidade.

Nossos números

0
Projetos inscritos
0
Negócios aprovados
+ 0 h
Pitches recebidos
+ 0 h
Conteúdos exclusivos

Na inscrição do Projeto Horizonte, os participantes foram divididos em quatro grupos, nomeados de acordo com os desafios a serem resolvidos nas localidades: Desenvolvimento Rural e Turismo Ecológico; Cidades Sustentáveis e Economia Circular; Inclusão Digital, Educação e Infraestrutura; e Saúde Comunitária e Tecnologias para o Bem-estar.

A primeira etapa do Projeto Horizonte já foi concluída: a Maratona Empreendedora, uma espécie de gincana empreendedora que reuniu 437 projetos. Destes, 131 são de Barão de Cocais, 104 de Macacos, 90 de Itabirito, 86 de Antônio Pereira, 12 de Engenheiro Corrêa e 14 de Santa Bárbara.

Como resultado da primeira etapa, 1.204 pessoas foram atendidas direta e indiretamente por uma intensa programação sobre empreendedorismo e inovação. Recebemos 105 pitchs de projetos e, deste total, 79 foram aprovados para a pré-aceleração – fase atual do Projeto Horizonte.

Territórios

O Projeto Horizonte conta com a participação de empreendedores da cidade de Itabirito; dos distritos de Ouro Preto, Antônio Pereira e Engenho Correia; Macacos; Barão de Cocais; e na cidade de Santa Bárbara, os distritos de André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixos.

As localidades em que o Projeto está presente foram definidas a partir de um mapeamento de desafios. A ideia é que, até o final do Programa, em outubro de 2022, as equipes de empreendedores desenvolvam ideias para a resolução de problemas em uma das frentes identificadas como prioritárias: Desenvolvimento Rural e Turismo Ecológico; Cidades Sustentáveis e Economia Circular; Inclusão digital, Educação e Infraestrutura; Saúde Comunitária e Tecnologias para o Bem-estar.

Esses desafios foram definidos a partir do mapeamento dos principais problemas dessas localidades mineiras, como gestão de resíduos, escassez de programas de capacitação profissional e de preservação ambiental, além dos próprios desafios enfrentados pelos negócios e oportunidades que já existiam nas regiões. O objetivo é transformar as soluções em negócios rentáveis que beneficiem toda a comunidade!

Negócios participantes

Etapas

1. Maratona Empreendedora

de 10 a 18 de ABR/21
  • Proposição de Desafios
  • Oficinas, bate-papos e sesões "tira-dúvidas"
  • Desenvolvimento de Soluções através de Negócios com Propósito
Encerrado

2. Pré
Aceleração

de MAI a SET/21
  • Consultorias Especializadas
  • Oficinas e Rodas de Aprendizagem
  • Lives com Convidados Especiais
  • Apresentação do Pitch para Banca

3. Projetos em Aceleração

de SET/21 a OUT/22
  • Mentorias e Consultorias Especializadas
  • Acesso a espaços de Trabalho e Redes de Parceiros
  • Até R$50 mil em Capital Semente

4. Graduação de Negócios

NOV/22 —
  • Apresentação para Investidores investidores, lideranças da Vale, stakeholders dos territórios e outros convidados

Resultados da Pré-Acleração

No encerramento da pré-aceleração do Projeto Horizonte, foram apresentados pitches extremamente qualificados – o que nos enche de orgulho da trajetória até aqui. Avaliamos cada um deles de acordo com os critérios definidos no edital do Projeto. Parabenizamos todos os empreendedores e empreendedoras que se dedicaram e se comprometeram com o desenvolvimento de seus negócios.

Rede de Mentores

Faça parte da Rede de Mentores

Podem se inscrever e participar da nossa rede de mentores empreendedores e empreendedoras, agentes de inovação, professores e professoras, e entusiastas locais. A atuação será voluntária para auxiliar as equipes a desenvolverem seus negócios nas etapas porvir do Projeto Horizonte: pré-aceleração e aceleração.

Além disso, podem se inscrever como mentores pessoas especialistas em diferentes áreas e que queiram dedicar horas pré-definidas a apoiar um grupo de pessoas a desenvolverem seus negócios.

Eventos

Na nossa agende de eventos estão selecionados os principais eventos abertos e gratuitos em que o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de territórios são os temas centrais da discussão.

Nenhum evento encontrado!

Impactcast

Ouça o Impactcast, o podcast da Semente em que o assunto principal é o ecossistema de impacto social. Os episódios abordam conversas com empreendedores, atores de fomento, empresas, pesquisadores, financiadores. Como funciona, o que falta, quais exemplos, assuntos sensíveis e todo o mundo da inovação social você também encontra por aqui.

Quer receber notícias sobre
o Projeto Horizonte?