Frutos do StartupRS: a caminhada de uma nutricionista no universo do empreendedorismo

Sumário

O StartupRS é considerado o maior programa de pré-aceleração de startups digitais do Rio Grande do Sul. Idealizado pelo Sebrae Rio Grande do Sul, o programa tem como missão auxiliar no desenvolvimento de projetos de alto potencial de crescimento e que estão prestes a se tornarem negócios reais – e a cada ano, identificamos bons e inspiradores frutos do StartupRS que nos enchem de orgulho.

O StartupRS tem execução da Semente e, durante os meses de pré-aceleração, os participantes recebem mentorias e capacitações comandadas por nossos consultores e especialistas em empreendedorismo e inovação, além de terem acesso ao ecossistema de empreendedorismo do estado para construção e fortalecimento de networking.

Com o objetivo de validar cada projeto, em um primeiro momento é realizado o diagnóstico dos empreendimentos e, depois, são desenhadas as consultorias individuais focadas nos passos para o desenvolvimento do negócio. 

As pessoas empreendedoras também contam com ações para fomentar o ecossistema empreendedor por meio da troca de experiências e networking com outras startups. Desenvolver modelos de negócios consistentes que resolvam problemas reais a partir de uma metodologia consolidada – o Caminho Empreendedor –, é o maior desafio do programa.

E dentro da edição 2021 do StartupRS, que se divide entre os módulos Start, Digital e Scale, cada um voltado para um nível de desenvolvimento das startups, realizamos o Start, um módulo voltado para os negócios que ainda estão em fase inicial. Esta é , também, a etapa em que o programa recebeu a inscrição da empreendedora Luciana Malinsky, personagem deste case sobre frutos do StartupRS.

Quer conhecer a história da Luciana? Então continue a leitura!

StartupRS: a entrada da empreendedora no módulo Start

Idealizado pelo Sebrae e, também, com execução da Semente, o programa Start busca oferecer capacitação e suporte para que o início da trajetória dos empreendedores no universo das startups seja melhor direcionada. Este módulo é destinado, portanto, às startups em estágio inicial e potenciais empreendedores que buscam estruturação e validação de seus modelos de negócios.

Durante quatro meses de atividades, workshops e consultorias, os empreendedores recebem apoio de profissionais capacitados e especialistas no desenvolvimento de novas startups. Em 2021, pela segunda vez, o Start aconteceu na região metropolitana de São Leopoldo, onde a empreendedora Luciana Malinsky, com determinação e brilho no olhar, trilhou uma trajetória de destaque!

Luciana é nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos, empreendedora e fundadora da Nutrindo Soluções, empresa de consultoria de alimentos. Há 20 anos, atua no mercado de trabalho onde passou por clínicas, restaurantes, escolas, docência e gestão de serviços de alimentos.

Há alguns anos, Luciana vem participando de diferentes capacitações e se desafiando no universo do empreendedorismo, o que mostra o investimento e a dedicação da empreendedora: “Há mais ou menos cinco anos, comecei com a ideia de transformar a Nutrindo Soluções em um negócio com o propósito de empreender. Na época, eu já era consultora, no entanto, estava em busca de oferecer um diferencial para o meu cliente que era descomplicar os processos produtivos e sanitários dos alimentos”, explica Luciana. 

Luciana Malinsky, nutricionista e fundadora da Nutrindo Soluções. Foto: arquivo pessoal.

No Start, Luciana entrou no programa com o objetivo de desenvolver uma plataforma para que produtores de alimentos identifiquem os estágios dos seus negócios e tenham acesso ao conhecimento necessário para realizarem as vendas dos produtos de forma legalizada, de um jeito mais rápido e menos burocrático – uma vez que, hoje, os processos são lentos e resolvidos de forma fragmentada.

A empreendedora conseguiu realizar as primeiras validações, tanto de hipótese de problema, quanto de hipótese de solução junto com o estudo do público-alvo da Nutrindo Soluções. Com informações mais precisas em mãos, foi realizado um primeiro MVP (Mínimo Produto Viável, em português), em que foi estruturado todo o fluxograma e a ideia do negócio desenvolvida em documentos online. 

É por essas e outras que digo com propriedade que a Luciana se desafiou e se mostrou disposta a trilhar o caminho do aprendizado, permitindo que a sua trajetória seja contada como um dos frutos do StartupRS. A empreendedora não esperou em nenhum momento a plataforma perfeita para resolver o seu problema. Ela utilizou o conhecimento e a ferramenta disponíveis focada em resolver um problema real e pensando em causar um impacto positivo na sociedade e no seu nicho de mercado:

“Eu não podia esperar a plataforma perfeita… enquanto estava no programa eu também realizava outras consultorias e entendi que se eu não me mexesse pra fazer da forma que fosse eu ficaria para trás, pois o timing do meu negócio era agora, tive que me reinventar”.

Em paralelo, o Sebrae RS demonstrou interesse na proposta de valor da Nutrindo Soluções. Neste momento, conectamos a empreendedora ao ecossistema em que estava inserida para apresentar a sua ideia de negócio.

Junto ao desenvolvimento da ideia e dando continuidade ao processo de validação e engajamento do negócio, a empreendedora acabou fechando parceria com a Cooltivando, startup que aproxima agricultores familiares a consumidores por meio da inclusão digital. Com a nova parceria, a Nutrindo Soluções entra com a parte intelectual e técnica do negócio, enquanto a Cooltivando fica responsável pela tecnologia e desenvolvimento da plataforma.

Assim, a plataforma tem como objetivo oferecer o serviço de forma automatizada e, com a reunião realizada com o primeiro possível cliente, a empreendedora ficou de colocar a solução em prática em um nicho de mercado para rodar o primeiro piloto da versão da Nutrindo Soluções: “A ideia é que depois de testar neste primeiro grupo e ter os ajustes, eu possa começar a monetizar meu produto de forma mais assertiva para o público-alvo desenhado lá atrás, no primeiro momento do programa. E este está sendo o meu desafio atual: pensar na monetização. Mas em conjunto com os consultores e testando no mercado, eu sei que irei conseguir”, com a determinação da empreendedora, entendemos que este primeiro passo é só o início de uma grande jornada no empreendedorismo.

Como próximos desafios, Luciana precisa continuar neste processo de engajamento com os possíveis clientes e, além disso, entender melhor quais são as formas mais assertivas e eficazes de monetização para gerar receita em seu negócio. Como a empreendedora atua sozinha na Nutrindo Soluções, outro desafio acaba sendo um papel mais comercial dentro do negócio, já que a Luciana possui muito conhecimento técnico no universo da Nutrição.

A competência de prospecção e retenção de clientes com certeza fará diferença no desenvolvimento do empreendimento. Mas, para nós, a maior competência para tirar uma ideia do papel e transformar em um negócio viável e rentável é o brilho no olho e a vontade de fazer, o que Luciana já nos demonstrou que tem de sobra.

Para encerrar, Luciana nos conta como está saindo do Start: “No início eu me sentia perdida, como se eu estivesse no lugar errado. Mas conforme os conteúdos foram sendo abordados e as consultorias começaram a acontecer, eu entendi que dependia muito mais de mim do que propriamente dos meus consultores, e a minha maior realização durante o programa foi conseguir junto com a minha consultoria essa conexão com o Sebrae, pois sem dúvida é a partir daí que meu sonho começa a se concretizar. E o conhecimento não pode parar, por isso optei por fazer parte da turma do Digital, onde tenho certeza que irei sair com mais insights e motivos para fazer dar certo o meu sonho.”

Os módulos do StartupRS são anuais! Para conhecer detalhes dos programas, é só acessar a página

Picture of camila
camila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *