imagem principal do conteudo: case delas

Mulheres empreendedoras: o sucesso do Sebrae Delas SC 2021 e a metodologia de empreendedorismo feminino da Semente Negócios

Sumário

De abril a novembro de 2021, uma turma de mais de 900 mulheres caminhou por uma trilha, dividida entre workshops, mentorias coletivas e encontros regionais, com foco no desenvolvimento de lideranças femininas e capacidade inovadora de negócios liderados por mulheres – tudo isso com o apoio de uma metodologia de empreendedorismo feminino desevolvida pela Semente.

O Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae Santa Catarina, tocado pela Semente Negócios, aconteceu em um contexto diferente dos anteriores: a experiência foi 100% online. A nova realidade permitiu que mais empreendedoras pudessem participar e obter conhecimentos, ao passo que exigiu mudanças consideráveis na estrutura comum do programa. Uma das adaptações mais visíveis foi no atendimento e acompanhamento das empreendedoras, desta vez realizado através de uma plataforma online, liberada para todas as alunas.

O Sebrae Delas SC 2021 foi um misto de aprendizado e crescimento intensivos. Não é à toa que a palavra mais citada pelas mulheres, ao serem perguntadas o que o programa significa e sobre o contato com a metodologia de empreendedorismo feminino, foi “empoderamento“. Vamos entender o porquê!

O Sebrae Delas

Aumentar a capacidade de sucesso de negócios liderados por mulheres é o objetivo do programa. Através da valorização das competências, comportamentos e habilidades das empreendedoras, o Delas difunde e profissionaliza o empreendedorismo feminino brasileiro.

O ciclo de encontros quinzenais de capacitação foi intenso, ao longo dos seis meses do programa. Além disso, as mulheres participavam de semanas de encontros coletivos, segmentados por regiões específicas de Santa Catarina, para discutir questões regionais de desafios, cenários e contextos de mercado. 

descrição do programa feito pelas mulheres participantes. metodologia de empreendedorismo feminino

Toda a estrutura do programa foi elaborada considerando os desafios da realidade da mulher catarinense que possui um negócio ou pretende iniciar um e de como atender a diversidade que cabe em um grupo de mais de 900 empreendedoras, em um contexto 100% digital, de forma satisfatória e eficiente. 

A Metodologia de Empreendedorismo Feminino

A atenção à estrutura do programa não é uma ação isolada. Na verdade, este é um dos cuidados envolvidos na metodologia de empreendedorismo feminino, aplicada no Delas e  desenvolvida pela Semente, com foco em trabalhar questões específicas do universo da mulher no empreendedorismo.

Diante do cenário de desigualdade de gênero e dos muitos obstáculos que as mulheres ainda enfrentam no mercado, a metodologia foca em aumentar a capacidade inovadora das empreendedoras e torná-las verdadeiras potências para assim mudar a realidade socioeconômica delas, de suas famílias e da comunidade onde estão inseridas. 

Para que a metodologia funcione em um contexto feminino multitarefa, digitalizado e diverso, como são os programas de empreendedorismo feminino, foram levantados 3 fundamentos na construção da mesma: a Linguagem, a Inovação e o que chamamos de “Eu Empreendedora”  

A etapa de descoberta do Eu Empreendedora é fundamental para o sucesso de negócios liderados por mulheres, pois ela as ajuda a compreender os desafios de ocupar esse espaço no mercado. Entender esses desafios é o primeiro passo para triunfar sobre eles e desenvolver a potencialidade de mulheres empreendedoras é, necessariamente, ensiná-las a transitar por esse cenário reconhecendo em si todas as ferramentas que precisam para isso.

Além das ferramentas sutis e importantes desenvolvidas pelo Eu Empreendedora, o meio pelo qual se empreende também precisa ser aprimorado. Por isso, a Inovação é bastante explorada em todos os programas. Aumentar a capacidade inovadora das mulheres, significa não só aumentar a chance de sucesso de seus negócios como também aumentar as oportunidades para os ecossistemas onde elas estão inseridas.

Por último, a diversidade de contextos, oportunidades e realidades precisa ser respeitada para que o conhecimento seja acessível e compreensível a todas. A preocupação com a linguagem pode ser vista, principalmente, nos conteúdos ministrados ao longo do programa.

Trilha de Conteúdos

A trilha de conteúdos, estruturada com base na metodologia de empreendedorismo feminino da Semente, apresentou de assuntos com foco em desenvolvimento de liderança a abordagens mais técnicas e práticas de desenvolvimento de negócios, utilizando linguagens práticas e acessíveis. Liderança Feminina com Propósito, Cliente no Centro, Inteligência Emocional e Gestão Financeira, são apenas alguns dos muitos temas trabalhados ao longo do programa.

Ferramentas da Metodologia no Delas 

Outras ferramentas também surgiram para materializar a metodologia de empreendedorismo feminino, e o Canvas de Empreendedorismo Feminino é a principal delas. Ele é dividido em três blocos que trabalham nas 3 esferas mais importantes para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. O propósito e autoconhecimento para o aprimoramento da liderança e protagonismo, os pilares do desenvolvimento de negócios, feitos com base nas melhores metodologias já existentes no mercado e, por último, o fortalecimento de ecossistemas, promovendo impacto em redes e construindo comunidades fortes. 

A segunda ferramenta é o Autodiagnóstico. Respondido pelas empreendedoras no início e ao final do programa, funciona como um termômetro. 

No começo, as empreendedoras o respondem para entender em qual estágio o negócio se encontra e o que pode ser desenvolvido ao longo do programa. No final, ao responder o autodiagnóstico, as empreendedoras podem observar a evolução que tiveram ao longo do programa, bem como entender quais são os próximos desafios da jornada.  

Com o comparativo dos formulários aplicados no início e ao final do programa, elas conseguem visualizar o avanço realizado durante a trajetória das capacitações e, em uma visão geral, podemos analisar a eficiência dos conteúdos aplicados e estrutura do programa.

Além de todas estas, uma ferramenta mais foi criada para orientar a jornada das mulheres. Elas receberam um WorkBook do programa que além de guia, traz exercícios e conteúdos extras para que elas possam aprimorar e praticar o que foi ensinado ao longo do programa.

Atendimento 100% Online

Fazer a comunicação eficaz com centenas de mulheres já é um desafio, 100% online pode ser ainda mais complicado. Para garantir o sucesso das entregas e recebimento de informações, além do controle de participação das empreendedoras, uma ferramenta de otimização foi essencial. 

Todas as mulheres receberam acesso à uma plataforma LMS, um sistema de gestão de aprendizagem. Através dele, as mulheres puderam acompanhar de forma síncrona e assíncrona os conteúdos, além de receberem informações, acesso a materiais extras e áreas de FAQ e dúvidas, tudo em um só lugar. 

Além da facilidade promovida às empreendedoras, o controle de participação por parte da equipe do programa também foi facilitado. Através da plataforma foi possível entender a frequência das mulheres aos encontros, administrar as dúvidas e perguntas e ter mais dados para tomar decisões que melhorar ainda mais o Sebrae Delas para elas.

O Sucesso do Sebrae Delas SC 2021

Todo esforço no desenvolvimento de metodologia e construção de ferramentas, no fim, é para alcançar o propósito de promover a inovação e mudar a realidade do mercado através das mulheres e para as mulheres. 

Diante de tudo isso, é possível entender o sucesso do Sebrae Delas SC 2021. O comprometimento da Semente em entregar um programa que efetivamente dê o caminho e as ferramentas necessárias para que mulheres possam explorar o mercado de forma inovadora e assertiva, parece estar dando resultado. 

Marina Barbieri, Coordenadora do Sebrae Santa Catarina, responsável pelo Delas também concorda: “Um dos pré-requisitos que sempre levamos em consideração ao selecionar fornecedores, além da capacidade técnica e preço, é o quanto a empresa, ou as pessoas que nela fazem parte, poderão agregar valor ao universo do empreendedorismo feminino. Acreditamos que as pessoas que estão envolvidas com o Programa Sebrae Delas Mulher de Negócio precisam se identificar com a causa, com o propósito e, obrigatoriamente, contribuir para o movimento que estamos promovendo. Quando pessoas e empresas se unem, sentimos que o resultado é muito mais assertivo e eficiente. Nossas clientes sentem que o projeto é feito por seres humanos comprometidos com o resultado como um todo. Passa a ser muito mais do que uma transação financeira. São propósitos que se unem em prol de um mesmo objetivo.”

Nicole Greco

Nicole Greco

Trabalha com capacitação de pessoas, organizações e ecossistemas. Consultora de Inovação Empreendedora e Social, atua no desenvolvimento de startups e empreendedorismo feminino. Formada em Publicidade pelo IBMR Laurete, já empreendeu no segmento de E-commerce. Sua missão é entender como as coisas funcionam para interferir positivamente sobre elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *