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Definição de desafios: um dos primeiros passos na conexão com startups

Sumário

Como já tratamos aqui, um dos veículos de inovação aberta mais utilizados por grandes empresas nos últimos anos é a conexão com startups. Uma das formas de conexão mais comuns é a contratação da startup como fornecedora de serviços de backoffice. Dessa forma, a corporação ganha maturidade na relação com startups e conquista maior segurança para iniciar projetos de cocriação e desenvolvimento relacionados ao core business.

O processo de conexão pode ser intermediado por associações de empresas, como o Instituto Hélice ou o Instituto Caldeira, mas também há a possibilidade de a empresa fazer a conexão de forma independente – na Semente, vivenciamos essas duas situações. Ao trabalhar a conexão com startups em conjunto com outras corporações, o processo se torna mais atrativo para as startups, que têm a oportunidade de apresentar sua solução para vários potenciais clientes.

Portanto, aumenta-se a chance das corporações encontrarem melhores startups para ajudar na resolução dos desafios mapeados. Ao buscar conectar-se com startups de forma direta, sem parcerias com outras empresas, a vantagem é que se pode tratar exatamente o desafio da própria empresa, sem a necessidade de conciliar as demandas de vários parceiros na hora de consolidar os desafios comunicados ao mercado.

Conexão com startups: mapeando os desafios

O preciso e assertivo mapeamento ou definição do(s) desafio(s) para qual a empresa deseja buscar conexões é parte fundamental do processo – além de ser essencial, também, para aumentar a chance de sucesso da conexão com startups e as oportunidades de POC.

Ao montar desafios para lançar ao mercado, é preciso levar em consideração o equilíbrio entre especificidade e abrangência do desafio. Isso porque, com desafios mais abrangentes, aumentamos o número de startups inscritas, mas corremos o risco de não acertar exatamente na demanda que queremos sanar.

O primeiro ponto de atenção é pensar em um desafio que a empresa esteja disposta e que tenha orçamento para trabalhar em conexão com startups por meio da inovação aberta. Como comentado anteriormente, muitas vezes esses desafios estão ligados à inovação em processos de backoffice da empresa, focando em dificuldades operacionais existentes que podem vir a ser solucionadas ou melhoradas consideravelmente com tecnologias e soluções inovadoras.

O segundo é o envolvimento das pessoas certas na elaboração do desafio. Pessoas responsáveis pela estratégia da empresa são importantes para manter o alinhamento com o que é prioritário hoje pensando no futuro, além de garantir que haja orçamento para a contratação da POC. Outras pessoas essenciais são especialistas na área do desafio (quando este estiver conectado a uma área em específico), para compartilhar a vivência dos problemas, as soluções já testadas e a visão do que seria o desafio resolvido.

A partir da formação desse grupo, o primeiro passo será sempre um levantamento de desafios em formato de brainstorming. Depois de listados e priorizados, é possível partir para a elaboração dos desafios prioritários, que serão explorados e detalhados neste processo.

Para esse momento, a Semente criou um framework que facilita a construção: o Canvas de Definição do Desafio. Composto por nove campos, além do que chamamos de “slogan do desafio”, o Canvas une ferramentas de análise de problemas, como a Árvore de Problemas.

A seguir, detalhamos os campos do Canvas de Definição do Desafio, o que pode facilitar na compreensão e mapeamento dos desafios das corporações que podem ser solucionados por meio da conexão com startups.

  1. Problema: Lembre-se que o desafio é um problema, não uma possível solução. Qual o problema central que estamos querendo resolver? Descreva o problema.
  2. Causas do Problema: Quais são as causas raízes do problema central? O que faz esse problema acontecer?
  3. Efeitos do Problema: Quais são as consequências e efeitos negativos causados por esse problema?
  4. Setores mais Afetados: Quais são os setores mais afetados com esse problema? Pode haver um ou mais setores direta ou indiretamente afetados pelo desafio.
  5. Problemas Relacionados: Existem outros problemas relacionados à problemática central?
  6. Impacto nos Resultados da Empresa: Qual impacto da resolução desse desafio nos resultados da empresa? Exemplo: aumento de faturamento, ganho de produtividade, redução de custos, impacto socioambiental positivo, etc. 
  7. Definição de Problema Resolvido: O que nos faria considerar esse problema “resolvido”? Resultados quantitativos e qualitativos buscados para considerarmos o desafio “resolvido” ou “consideravelmente melhorado”.
  8. Soluções já Testadas: A empresa já tentou resolver esse desafio? Como? O que deu errado?
  9. Hipóteses de Solução: Você tem ideias de como esse desafio poderia ser resolvido?

Slogan do Desafio: Que frase curta traz a essência do seu desafio?

Pontos importantes

Lembre-se do equilíbrio entre abrangência e especificidade na hora de formular desafios. Não adianta pedir para uma startup resolver todos os problemas da sua empresa, ou mesmo de uma área da empresa – a maior parte das startups inicia buscando um problema bem específico para resolver, e é preciso levar isso em consideração.

Por outro lado, ao determinar quais desafios a sua empresa lançará ao mercado, busque ser abrangente o suficiente para que diversas soluções possam surgir no seu radar, e mantenha a mente aberta a possibilidades de solução ligeiramente diferentes do que você havia imaginado inicialmente.

Vale a pena ter em mente, também, que a startup não irá trabalhar sozinha para resolver os seus desafios. O modelo de inovação aberta através de interação com startups é eficaz e gera bons resultados justamente quando há envolvimento do time da startup e do time interno da empresa, numa dinâmica de cocriação de soluções.

Além de obter soluções importantes para o seu negócio, você perceberá que a cultura de inovação se fortalecerá na sua empresa, pois a dinâmica de trabalho com a startup será fonte de grande aprendizado para as pessoas que estiverem envolvidas no projeto da POC, e depois na escala dessa solução na corporação.

Ficou curioso(a) em relação a processos de conexão entre grandes empresas e startups? Entre em contato conosco! A Semente tem ampla experiência neste assunto, e ficaremos muito felizes em te ajudar a desenhar o programa de inovação aberta ideal para a sua empresa.

Semente Negócios
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A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

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