Carta aberta

Sumário

Posicionamento institucional da Semente Negócios neste momento de atenção e isolamento social

Este é um momento de instabilidade dos sistemas público e econômico como conhecemos. Diante desse cenário a Semente Negócios busca reforçar os valores fundantes dessa organização e dividir conhecimento para a construção de soluções de valor compartilhado. 

Trabalhamos há 8 anos para distribuir capacidade de inovação em ambientes com altos níveis de incerteza através de metodologias de empreendedorismo inovador e fomento à ecossistemas de inovação. Os empreendedores e parceiros que trabalham conosco sabem que não existe um único caminho para a resolução de problemas mas existem instrumentos que podem nos ajudar a mitigar os riscos. 

Recomendamos que todas as organizações construam soluções baseadas nos princípios da solidariedade e da cooperação e que possamos aprender juntos sobre novas formas de vida social e econômica. Não nos eximimos de pensar o social mas confiamos que estas ações são de incumbência das autoridades técnicas competentes. Por isso, a seguir, abordaremos recomendações práticas para os ambientes profissional e corporativo no contexto o qual estamos inseridos.

Todas as nossas ações, desde quinta-feira dia 12/03/2020 estão alinhadas às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e buscam mitigar o impacto do novo COVID-19, incluindo providências para evitar aglomerações e ajudar na contenção. 

Reforçamos a prática de trabalho remoto de toda equipe contribuindo para o isolamento social como prática de contenção ao mesmo tempo em que estamos adaptando programas para o modo online, oferecendo conteúdos de qualidade e criando espaços como fóruns e grupos de discussão para aplicação prática dos conteúdos lecionados e engajamento dos beneficiários. 

Utilizaremos nossa base de empreendedores, startups e negócios de impacto para mapear oportunidades que possam agregar valor inovador às instabilidades deste momento. 

Historicamente atuamos a partir do learn to learn (aprender a aprender), learn by doing (aprender fazendo) e Problem Solving (resolução de problemas). Habilidades essenciais para este momento. Por isso, na medida em que estamos aprofundando conhecimentos sobre o momento nos colocamos à disposição para compartilhar boas práticas de trabalho remoto, gestão ágil, liderança de squads entre outros. 

Abaixo algumas dicas-chave para manter a nossa comunidade inovando: 

Over-communication 
Para priorizar o bem-estar neste momento sem perder a produtividade, a comunicação é fundamental. Isso inclui estar atento/a à cada indivíduo com qualidade e presença mesmo em formatos remotos. Por isso reforçamos a importância de ferramentas como Zoom, Slack e E-mail. Mas lembre-se: 

  • Seja claro/a e objetivo/a ao se comunicar por e-mail. 
  • Seja responsivo/a no Slack: pratique respostas rápidas e resolutivas.   
  • Esteja presente nas reuniões online: evite atividades paralelas e mostre que você está atento/a ao locutor/a. Verifique sua conectividade e instrumentos de trabalho como internet, microfone e headsets antes de aderir às videoconferências.   

Rotina de trabalho e Rotina de Lazer 

Organize uma rotina de trabalho e um espaço exclusivo para trabalhar em casa. Valorize seu bem-estar e sua produtividade ao assegurar um ambiente profissional. Faça seu café, água, garanta um ambiente fora do seu local de dormir e interaja com colegas de trabalho ao longo do dia. Faça check-ins diários com sua equipe para interação e compartilhamento de desafios. 

Lembre-se também de criar uma rotina de lazer, que inclui atividades físicas, uma alimentação saudável e desligar-se do trabalho quando for a hora. Respeite os horários e espaço dos demais colegas. Não é porque o outro está trabalhando de casa que este está disponível a qualquer momento.

Inclusão e Diversidade 

Estamos comprometidos a cultivar uma cultura de respeito e oportunidades iguais para todos os indivíduos independente dos muitos aspectos de sua identidade (gênero, idade, orientação sexual, etnia, religião e outros). Qualquer pessoa deve se sentir bem-vinda e ouvida. Por isso em reuniões certifique-se de que todas as vozes e ideias estão sendo ouvidas. O caminho para a inovação passa pela inclusão da diversidade. 

Nos colocamos à disposição para compartilhar conhecimentos, boas práticas e instrumentos de trabalho. Escreva para contato@sementenegocios.com.br e retornaremos em breve. 


Para os startupeiros da nossa comunidade deixamos aqui as dicas do grande Steve Blank para este momento de crise.

Alline

Alline

Sócia da Semente Negócios, apoia a organização no desenho e estruturação da estratégia de crescimento, e auxilia as verticais em projetos de inovação social. Jornalista pela PUC/RS, com especialização em Comunicação Empresarial; Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Tem experiência como diretora de comunicação, assessora de imprensa, e em produção e edição audiovisual em emissoras de televisão e para o cinema. Já teve negócios na área de alimentação orgânica, assessoria de imprensa e comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *