O que é necessário para orientar líderes da inovação?

Sumário

Desde o final de 2010 a Semente (e eu) trabalhamos apoiando líderes da inovação e empreendedores em negócios inovadores. Nascemos com um viés de inovação e sustentabilidade (Semente Negócios Sustentáveis é o nosso nome completo). Mudamos, evoluímos, nos adaptamos. Nesses quase 8 anos, focamos em aprender: agora é hora de crescer.
Sempre pensei: “Somos uma empresa de capital intelectual: somos quem somos, know how. Prestamos serviços, trabalhamos no formato hora presencial.”
Grande parte do valor que entregamos se deu historicamente via apoio direto, presença. Para crescer é preciso abrir mão de algo, sabemos. Não vamos abrir mão de quem somos, criando uma empresa com milhares de funcionários e uma cultura dispersa. O jeito é entregar o que temos de melhor: vamos ensinar nosso core, certificando outras pessoas a orientarem empreendedores, liderando e distribuindo a capacidade de inovação.
Por que vamos fazer isso? Acreditamos que o que temos de melhor fará bem ao mundo. Cansamos de estocar conhecimento, é hora de abrir a represa.
E como vamos fazer isso? Capacitando outras pessoas, assim como nos capacitamos internamente: na prática. Dentro de casa (e com clientes) aprendemos e erramos muito. Hoje temos maturidade para propor um processo de aprendizado, uma estrutura que guiará o aprender fazendo. Claro, com autonomia e resolvendo problemas reais.


O que vamos ensinar?

Aprendemos que consultoria é um processo desafiador, consciente e ritmado.

  • Desafiador pois subimos a barra, trazemos à superfície o melhor das equipes com quem trabalhamos.
  • Consciente pois trabalhamos não só em cima de planos de ação, mas em entender o funcionamento do mercado, os interesses das pessoas, as consequências mais amplas de se empreender.
  • Com ritmo, já que trabalhamos em ciclos, com reuniões que seguem um fluxo de trabalho pré-estabelecido: assim nunca paramos de aprender.

Vale reforçar que a Semente é especialista em inovação e isto implica em trabalhar com ambientes de alta incerteza, derrubando e construindo conceitos o tempo inteiro. Para complementar, gosto muito da fala do André Cantarelli:

“A Semente busca a verdade nos negócios”.

Assim como há alguns anos criamos o Caminho Empreendedor, nossa metodologia para desenvolvimento de negócios inovadores, agora colocamos no mundo (depois de muitos testes, erros e aprendizados) nossa metodologia para desenvolvimento de líderes da inovação.
Liderar a inovação junto a empreendedores inovadores significa atuar em cinco dimensões:


PRINCÍPIOS:

(eu)
Tudo começa em quem você é e no que acredita. Seu
mindset (modelo mental), seus padrões de comportamento, seu estilo de liderança. É seu tom, seu sotaque. Aqui, o objetivo é que você aprenda a liderar o processo com base em valores que priorizem a autonomia, a busca por conhecimento de vanguarda, a investigação analítica e o drive de que só é possível inovar quando resolvemos na prática um problema real.

RELAÇÃO:

(eu & outro)
A inovação só acontece quando vamos para a prática, na interação. O objetivo aqui é estabelecer uma relação guiada pelo desafio, consciência e ritmo. É necessário criar uma relação de confiança mútua, com legitimidade de ambos os lados. Líder é quem torna explícito o norte, ajuda os outros a entregarem seu melhor, atuarem em flow, percebendo seu processo e se auto avaliando constantemente.

TÉCNICA:

(eu & outro em um processo)
Para atingir esses objetivos de forma estruturada é necessário um processo. Aqui aprendemos a liderar de acordo com o Caminho Empreendedor e o Corporate-up, tendo discernimento sobre quais são as ferramentas adequadas em cada momento. As análises devem ser baseadas em fatos e dados, e você deve ser curador do seu próprio conhecimento.

VIVÊNCIA:

(eu & outro em um processo compartilhado)
Só se aprende a surfar subindo na prancha e dropando uma onda. Nosso objetivo é orientar com base em experiência prática dos conceitos, em situações que você viveu (e viverá). Claro, vamos estudar cases e boas práticas, e vamos principalmente praticar. Vivemos em beta, e temos cada dia um teste novo no repertório.

REDE:

(eu & outro em um processo compartilhado e conectado)
Existem milhões de empreendedores inovadores no Brasil e no mundo, assim como existem milhões de oportunidades pipocando por aí. Saber conectar empreendedores com os contatos certos é nosso objetivo. Queremos deixá-los na cara do gol, e para isso é necessário saber mapear (e entrar em) redes, manter relações ativas e fazer conexões que gerem oportunidades reais.
Demos um vislumbre em cada uma das dimensões, para dar aquele gostinho de quero mais. Parece simples, não é? Simples e complexo.
E como medimos sua evolução nessas dimensões? Para isso existem indicadores, que medem o desempenho individual de cada participante do processo de Certificação. Oferecemos também uma “prateleira” de conteúdos e ferramentas, maneiras práticas de desenvolver cada um desses aspectos.
Quem pode participar?
Pessoas que querem aprender o processo de inovação, as ferramentas e conhecimentos necessários. Quem é líder de área como coordenação, gestão, direção e quer melhorar seus processos. Se você lidera a inovação de alguma forma, estamos aqui para te ajudar. A Certificação é aberta, e buscamos pluralidade em nossos participantes. 

Onde irá acontecer?
As capacitações serão nos pólos do empreendedorismo inovador e de impacto em cada cidade ou dentro da sua empresa.

Qual o formato?
Trabalharemos em módulos imersivos presenciais, além de webinars, sessões de debate de casos, e claro, consultorias individuais. 
Quem são os instrutores da Certificação?
Gestores da equipe Semente, que possuem bagagem extensa em empreendedorismo inovador, com diferentes ênfases. Você pode conferir nossas mini-bios aqui. Teremos também convidados especiais em cada módulo para abordar assuntos específicos, todos com ampla experiência nas suas áreas de atuação.
Resumindo:
A Certificação para Líderes da Inovação é um programa que estrutura 7 anos de experiência técnica, observação e atendimento direto a mais de 8 mil empreendedores que trilharam o Caminho Empreendedor.
A metodologia DNA Semente une elementos chave para apoiar heads de inovação, gerentes/gestores de instituições que abrigam negócios inovadores, assim como mentores e consultores autônomos a atuarem ativamente no ecossistema de inovação e impacto.
Juliano Trevizan foi sócio e consultor da Semente.

Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *