CASE: Negócios Futuros – Fundação Cargill

Sumário
negócios futuros

Negócios Futuros foi um programa de apoio a empreendedores, focado em inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos, desde inovações para o campo, passando por alimentos inovadores e por novas formas de distribuição. Feito em parceria com a Fundação Cargill, foi o primeiro focado na cadeia de Alimentos no Brasil voltado a empresas nascentes.
O programa foi dividido em dois canais de entrada, sendo um para jovens que passaram pelo programa Geração Futuro, também da Fundação Cargill, que demonstraram perfil e interesse em empreender. E outro para pessoas da cidade de Castro (PR) e região, com perfil empreendedor e interesse em desenvolver novas empresas focadas na sustentabilidade e responsabilidade social da cadeia de alimentação.
 
SETORES TRABALHADOS
Durante o programa, foram trabalhados três campos essenciais: produção agropecuária, alimentos e distribuição.

Na produção agropecuária o foco inicial foi em soluções de tecnologia digital (software e hardware) e biotecnologia para melhorar a produtividade, agregar mais valor e resolver desafios ambientais. Em distribuição novos modelos de distribuição e varejo, centrados nas necessidades do consumidor.
No setor de alimentos negócios que trabalham com novos ingredientes e produtos alimentícios de maior valor nutricional e menor custo. Um exemplo desse setor é a empresa Sabor Alternativo que desenvolveu uma linha de produtos naturais sem glúten de maneira ágil e a partir da experimentação com consumidores reais.



Confira o que a Geovanna Bublitz, empreendedora do
Santa Inês Pratos Fit, empresa que trabalha com entregas de refeições funcionais e saudáveis achou do programa após ter participado:
“Muito aprendizado e evolução, descobertas da real necessidade das pessoas em ter uma alimentação saudável. Tudo feito através de pesquisas a campo, guiadas por testes de modelo de negócio. A maior lição mesmo que estou levando e usando como meta é que muito mais que emagrecimento, hoje, através de minha empresa eu posso levar saúde para a mesa dos meus clientes.”
 

Ficou interessado e quer saber mais como funcionam os programas? Entre em contato com um dos nossos consultores.
Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *