Case: StartupRS, o maior programa de pré-aceleração do Rio Grande do Sul

Sumário

O StartupRS é o maior programa de pré-aceleração de startups digitais do Rio Grande do Sul, focados em projetos de alto potencial de crescimento que estão prestes a se tornarem negócios reais.

A Semente é responsável pelo desenho do programa em conjunto com o Sebrae RS, atuando também na execução das capacitações. Além disso, são realizadas todas as consultorias de acompanhamento seguindo a metodologia própria da Semente de desenvolvimento de negócios inovadores, o Caminho Empreendedor.

O PROJETO

Neste programa, os empreendedores passam por mentoria, capacitações e acesso ao ecossistema de empreendedorismo do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de validar cada projeto, primeiramente é realizado um diagnóstico da empresa e, então, são desenhadas as consultorias individuais focadas no desafio atual do negócio. Durante o período da capacitação também são ministrados workshops sobre modelagem de negócios, testes de mercado, marketing e vendas, investimento de risco entre outros.
Os empreendedores também contam com ações para fomentar o ecossistema empreendedor através da troca de experiências e networking com outras startups, e webinars com negócios mais maduros que já passaram por desafios similares aos dos participantes do programa. Ao final do programa, os negócios que mais evoluíram são selecionados para apresentação das soluções para investidores, mentores, empreendedores e demais atores do ecossistema, sendo escolhido por uma banca avaliadora os 3 negócios destaques do StartupRS.
Além do StartupRS, os empreendedores também podem contar com o StartupRS Scale para startups digitais que estão em fase de crescimento, ou seja, já validaram o modelo de negócio, já estão vendendo, mas precisam começar a escalar de forma mais exponencial. Em 2017, a Semente Negócios também participou do StartupRS Health,  programa para validação de modelo de negócio e início de operação, focado em soluções para a saúde.
,
startup day do startupRS

RESULTADOS DO STARTUPRS

O StartupRS hoje está entrando na sétima turma e já impactou 102 negócios,  com vários tendo recebido investimento. A cada ano, a Semente e o Sebrae buscam uma maior interação com o ecossistema empreendedor. Em 2015, por exemplo, os negócios destaques de cada edição receberam uma viagem pro Vale do Silício. 
Veja alguns depoimentos dos empreendedores participantes:
“O programa é muito bacana não só para modular quem está dando os primeiros passos, mas também para diminuir os erros de percurso dos negócios que estão mais consolidados.” Tito Gusmão, fundador da Warren Brasil
“Os instrutores e consultores são ótimos, o pessoal da Semente nos deu um apoio muito grande e contribui muito com o nosso trabalho. A gente notou um crescimento da nossa startup nos seis meses do programa que a gente não imaginava que pudesse ter.” Aline Murlick, co-fundadora da Triider
“Teve dois pontos principais que fizeram muita diferença na participação do StartupRS: a metodologia que faz a gente entender onde está e quais devem ser as nossas prioridades de execução para conseguir crescer; e a troca com as outras startups, podendo ter uma visão crítica de fora da empresa.” Rodrigo Torres, CEO da James Tip
“Foi fundamental para o Sou Mãe ter participado de todo o processo do StartupRS, e a Semente foi parte vital de todo o processo. As reuniões de consultoria sempre foram muito produtivas, e mesmo nas semanas que achávamos que tinhamos produzido pouco, tinha sido produzido muito. Todas as ideias foram muito aproveitadas e agora estamos trabalhando duro para colocar tudo em prática.” Rafael Cirolini, da startup Sou Mãe.
“O programa StartupRS 2015 foi um divisor de águas para o nosso empreendimento. Tanto os profissionais do SEBRAE, quanto os mentores escolhidos, foram fundamentais para que nossa empresa alcançasse um novo direcionamento estratégico e pudesse buscar metas ainda mais ambiciosas.” Pietro Rocha, da startup Tribo Viva.
“O programa me ajudou a ter foco no que realmente era necessário. E estar participando do programa StartupRS abriu muitas portas, no nosso caso, a ida para o Fórum da Cidadania Financeira não teria acontecido, se eu não estivesse no programa para saber e receber a mentoria da Semente.” Lucas Montano, da startup Planejei.
“O StartupRS foi um ótimo ambiente para desenvolver um networking qualificado, que nos ajudou a estruturar o nosso crescimento de maneira mais sólida. Papel fundamental no inicio de uma Startup.” Marcos Berghahn, da startup Shoptutor.
“Como eu sempre venho falando, acho incrível o movimento do Sebrae de atualização das suas metodologias e o programa do StartupRS é uma bela demonstração dessa atualização. O processo nos ajudou na evolução de algumas partes da Makadu, amadurecimento dos sócios e rede de contatos. De longe o que mais ajudou foram as mentorias individuais.” Eros Carrasco, da startup Makadu.

Ficou interessado e quer participar? Participe da seleção e entre de cabeça no ecossistema empreendedor!

Quer saber mais sobre os nossos programas? Entre em contato com um dos nossos consultores.
Picture of Semente Negócios
Semente Negócios
A Semente desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Somos uma empresa que visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações. Acreditamos na inovação como meio e o impacto como fim. Por isso, em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *